3 de set. de 2007

Os Culpados de Sempre: As Elites e a Imprensa

O Jurista e professor Dalmo Dallari (foto) dá uma entrevista a Fernando Sampaio. Suas opiniões tornaram-se inócuas e anacrônicas. Diz que existe atualmente no país uma “lulofobia”, orquestrada pelas “elites e pela imprensa” (muito original, não é mesmo?).
Puxando pela memória, me vem a lembrança de um fato que teve Dallari como protagonista, aconteceu em 1980, depois de uns dias sumido ele apareceu ferido e os jornais noticiaram mais ou menos o seguinte: um grupo de direita espancou e seqüestrou o jurista Dalmo Dallari, ligado à militância Católica pelos direitos humanos.
Mas assim como apareceu, o fato sumiu, pensou-se que havia sido tirado pela censura, mas depois soube-se aa boca pequena, que havia uma grande suspeita que o jurista havia sido agredido por um marido enganado. Mas essa é outra história, vamos a entrevista: (G.S.)
“O jurista e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Dalmo Dallari elogia a honestidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a sua preocupação com a justiça social, mas diz que ele tem medo de ser autoritário, de parecer "totalitário" e, por causa disso, "para não usar demais o poder, ele o usa de menos". Segundo Dalmo Dallari, Lula se mostra "um governo fraco ou dá a aparência de muita fraqueza".
Dallari ressalta, no entanto, que o País está vivendo "uma epidemia de Lulafobia" por parte das "elites tradicionais", "que até hoje não se conformaram em ver um operário na Presidência da República". Para o jurista, Lula não tem uma base sólida de sustentação no seu próprio partido, o PT, e por causa disso ele tem buscado acordos políticos que, "muitas vezes, são absolutamente negativos e contraditórios. Quer dizer, Lula hoje se alia e chama para o ministério pessoas que têm uma linha que é exatamente o oposto daquilo que ele sempre sustentou. Então, é um governo de contradições".

Leia a matéria na Tribuna da Imprensa online

5 comentários:

Anônimo disse...

LEIA E DIVULGUE, POR FAVOR!

A PSIQUIATRIA EXPLICA OS ESQUERDOPATAS:

http://virtualpsy.locaweb.com.br...?art=149& sec=91

Os traços da personalidade moral do psicopata (anti-social ou sociopática) seriam:

Amoralidade. São insensíveis moralmente, faltando-lhes o juízo e o sentimento morais e a mínima noção de ética.

O psicopata é, sobretudo, uma pessoa c aversão, descaso e oposição aos valores éticos e às normas de convívio gregário.

O psicopata, por sua vez, superdimensiona suas prerrogativas, possibilidades e imunidades; "esta vez não vão me pegar".

O psicopata não apenas transgride as normas mas as ignora, considera-as obstáculo q devem ser superados na conquista de suas ambições.

P o psicopata, a mentira é uma ferramenta de trabalho. Ele desvirtua a verdade c objetivo de conseguir algo p si, p evitar um castigo, p conseguir uma recompensa, p enganar o outro.

A particular relação do psicopata c outros seres humanos se dá sempre dentro das alterações da ética. P o psicopata, o outro é “uma coisa”, mais uma ferramenta de trabalho, um objeto de manipulação.

A personalidade psicopática faz c q os indivíduos atuem sociopaticamente p satisfazer suas necessidades. P tal, eles podem se valer da extrema sedução, de especial sensibilidade p captar as necessidades e sensibilidades do outro e manipulá-los como melhor aprouver, de mentiras e todo tipo de recursos independentemente do aspecto ético.

As crises dos psicopatas são produzidos p frustrações e fracassos e eles colocam sempre a responsabilidade de seu fracasso no outro ou em elementos externos e alheios à sua responsabilidade.

Conduta normal. É sua parte teatralmente adaptada ao padrão de comportamento normal e desejável. Assim agindo o sistema não o percebe e pode até atribuir-lhe adjetivos elogiosos. Como diz o ditado, “o maior mérito do demônio é convencer a todos q ele não existe”.

Conduta psicopática. É a inevitável manifestação de suas condutas psicopáticas, as quais, mais cedo ou mais tarde, obrigatoriamente se farão sentir. Entretanto, c o psicopata costuma ser intelectualmente privilegiado, ele não exerce sua psicopatia indistintamente c todos e todo o tempo. Ele elege sabiamente determinadas pessoas, vítimas ou circunstâncias.

Personalidade Anti-Social
O quadro mais grave onde a mentira aparece c sintoma importante é o Transtorno Anti-Social da Personalidade, ou Personalidade Psicopática. O psicopata utiliza a mentira como sua ferramenta de trabalho. Normalmente está tão treinado e habilitado a mentir q é difícil captar qdo mente. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada.

O psicopata sabe q está mentindo, não se importa, não tem vergonha ou arrependimento.

Normalmente o psicopata diz o q convém e o q se espera p aquela circunstância. Ele pode mentir c a palavra ou c o corpo, quando simula e teatraliza situações vantajosas p ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado.

Anônimo disse...

No mínimo o Dr. Dallari se julga também um poço de ética e moral como o nosso Grande Guia. Antes de mais nada o Dr. Dallari deveria explicar o acontecido em 1980, até hoje por ele inexplicado e que as "zelites" da época deixaram de divulgar para desmoraliza-lo em definitivo.

Ralph J. Hofmann disse...

o COMENTÁRIO DO lico azevedo tem muita relevância.
Eu sou uma pessoa ligada em notícias. Lembro-me do incidente do DalLari surgiondo espancado, lembro que a imprensa imputou culpas ao regime.
Mas não consigo lembrar de nenhum desmentido. Ou eu estava cuidando de assuntos empresariais, ou realmente nunca se fofoqueou na imprensa após saberem que era aSSUNTO PARTICULAR.
mAS O REGIME LEVOU CULPÁ PARA QUEM NÃO CONHECIA AS INFORMAÇÕES DE COXIA.

Anônimo disse...

Ainda se fala neste apedeuta em blogs de "catiguria".Pô! Sem comentários, tira o cidadão de cena. A gente não merece!

Anônimo disse...

É a ótica destorcida de quem só lê as notícias produzidas por quem tem rabo preso. Eu sei o que aconteceu pq leio a imprensa golpista com ressalvas e busco informações que esta imprensa não divulga. Essas cabeças munidas de informação dos formadores de opnião de Veja-estadao-globo-folha só propagam rancor e ódio.
Aliás, segundo essa imprensa, a Folha publicou que o PT vai ter candidatura própria, O Globo e Estadâo disseram que não. E agora? esqueceram de combinar o ataque com antecedência?