6 de abr. de 2007

Não se Mexe no Segundo Escalão

Por Giulio Sanmartini
Esse negócio do presidente Lula, sempre estar querendo arranjar um culpado pelo desgoverno que ele implantou no país nesses mais de quatro anos, além de não convencer ninguém, já começa a encher a paciência e a cair no perigoso caminho da galhofa.
Agora, como mostra Dora Kramer, encontrou um culpado para o “apagão” aéreo: ” O presidente Lula tem repetido aos políticos seus aliados que o brigadeiro Luiz Carlos Bueno, comandante da Aeronáutica até recentemente, ficou de resolver a crise aérea, mas não apresentou nenhuma solução.
Reverentes, os interlocutores abstiveram-se de expor a dúvida: e por que o presidente, vendo o tempo passar, não cobrou do subordinado providências?”
O grande problema que aflige todos os setores do governo vem de um lado só: Luiz Inácio Lula da Silva, por diversos motivos: é despreparado para o cargo, é inculto e ignorante, não tem bom senso, muitas vezes senso algum e adora um “dolce far niente”, isto é, pernas para o ar que ninguém é de ferro. Portanto ganha um salário a todas mordomias que possa se esperar de forma indevida, pois não lhe dá de volta o correspondente em trabalho e realizações.
Talvez o grande erro de Lula tenha sido permitir o “aparelhamento” do Estado. Faço um comparativo com a Itália, passou uma ditadura bem pior que as duas passadas pelo Brasil, teve uma guerra dentro de casa que perdeu e ficou com a nação literalmente destruída. Veio a República em 1946, nela, até agora, a presidência do Conselho de Ministros mudou mais de 60 vezes, há corrupção, mas já foi muito maior, o crime organizado é exemplar com diversas facções: a Máfia na Sicília, a ‘Ndrangheta na Calábria, a Sacra Corona na Puglia, a Sacra Corona Unita na Sardenha, a Camorra em Nápoles são as principais. Mas prevalece o princípio “polícia é polícia, bandido é bandido”. Assim, a atuação dos Carabineiros é extremamente confiável, na área social; saúde, educação e aposentadoria, o sistema é no mínimo bom. Do país destruído em 1946, surgiu a quinta economia do mundo.
Os políticos cometem os maiores absurdos, acontecem coisas que são difíceis de entender, mas ninguém mexe no segundo escalão, este é o ponto vital da nação, o que leva o país adiante. Foi exatamente nesse ponto que Lula errou no que se tornou conhecido como “aparelhamento”, colocou 30 mil “companheiros” desempregados no segundo escalão, independente de terem capacidade ou não e entravou de vez o que já andava aos trancos.
Agora, começam a aparecer todas deficiências de um governo sem rumo e ninguém sabe o que fazer. Onde esse estado levará a nação, ninguém sabe, mas com certeza, não será para um bom lugar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Giullio,

"MeXE", e não "meche".