19 de abr. de 2007

Um Verdadeiro Herói

Por Giulio Sanmartini

Nessa passada segunda feira, pela manhã, na Universidade Virginia Tech, Cho Seung-hui, um estudante sul coreano de 23 anos, ao que parece, recusado por uma colega, muniu-se de uma pistola a matou e junto com ela um inspetor. Depois foi até seu quarto, escreveu um bilhete, muniu-se de uma segunda pistola, vários carregadores dirigiu-se ao prédio onde estavam começando as aulas; num gélido silêncio, descarregando e recarregando metodicamente as pistolas, atirava em tudo que se mexesse, finalmente deu-se um tiro na cabeça, deixando um saldo de 33 mortos.
Nessa esteira de terror, surgiu um verdadeiro herói: Liviu Librescu (foto). Hebreu nascido na Romênia, depois de dezenas de anos conseguiu emigrar para Israel, graças a interferência do então premier israeliano Menachem Begin junto ao ditador romeno Nocalae Ceausescu. No início dos anos 1990, Liviu 77, foi para os Estados Unidos seu professor de Mecânica e Aeronáutica na Universidade Viginia Tech.
Ia começar seu trabalho, quando apareceu o assassino que queria entrar na sua sala de aulas, ele bloqueou a porta com o próprio corpo gritando para que os estudantes fugissem pela janela, estes conseguiram sair mas o professor deixou seu corpo sem vida abatido por diversos disparos. “Não teria jamais imaginado que teria sido um adeus”, declarou sua mulher que o levara ao trabalho naquela manhã.
Liviu era um sobrevivente dos campos de extermínio nazistas e, quis a ironia da vida que fosse assassinado, no dia da Memória do Holocausto, que marca a primeira resistência dos hebreus contra os campos de concentração, acontecida no dia 16 de abril de 1943.

Nenhum comentário: