3 de mai. de 2007

Um Calendário Garimpado

Nossa colaboradora, a mineira (Belo Horizonte) Alzira Miranda, faz sempre um calendário, cujo o dia é dedicado ao pensamento de alguma pessoa famosa. Nesse dia 3 seu personagem é o político, escritor e dramaturgo renascentista Niccolò Machiavelli (1469/1527). É considerado o fundador da ciência política moderna. Vejamos algumas pedras preciosas do pensador florentino, garimpadas cuidadosamente por Alzira.


"Minha opinião é a de que é melhor ser ousado que prudente."

"As ofensas devem se fazer todas de uma vez, a fim de que, tomando-se-lhes menos o gosto, ofendam menos. E os benefícios precisam ser realizados pouco a pouco, para serem melhor saboreados."

"Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos; nem a ameaça nem a injúria enfraquecem o inimigo. Se uma o adverte para se pôr em guarda, a outra não faz senão afiar seu ódio e sua disposição em causar dano."

"Não há lei nem constituição que possa pôr um freio à corrupção universal; porque, como os bons costumes, para que se mantenham, têm necessidade de leis, as leis, por seu turno, para serem observadas, têm necessidade de bons costumes."

"A primeira conjectura que se faz de um governante e de seu cérebro, é ver os homens que tem em seu redor."

"Todos vêem o que aparentas, poucos se dão conta do que tu és."

"O fim justifica os meios."

2 comentários:

ma gu disse...

Alô, Giulio.

Atiraste um feijão e acertaste um dinossauro !

Anônimo disse...

A última frase não consta em nenhuma obra de Maquiavel...