Por Fabiana SanmartiniVamos, como prometido, falar hoje sobre os simpáticos cães de companhia, aqueles que nos roem os sapatos, fazem xixi nos tapetes persas e depois nos abanam o rabinho esperando uma festa. Para ser um cão de companhia, o que vale não é o tamanho, mas sim o temperamento. Pensando desta forma, chegamos à conclusão que eles podem ter qualquer perfil, desde que se adaptem ao seu estilo de vida. Sempre achei os Poodles hiperativos, atletas por excelência. Agora o recomendo, quando consultada sobre raças, a qualquer um e com qualquer tipo de vida. A minha Poodle, quando me sento ao computador, já vem direto e pula para o colo, e não é para dormir, fica mesmo olhando as letras aparecerem na tela. É uma boa companhia, já que minha Bulldog Francesa, jamais se daria ao trabalho de pular, é como todos os Bulldogs, uma preguiça só.
De uma vez por todas, CÃES NÃO TEM NÚMERO! Se você vai comprar um sapato ou camisa, aí sim, pelo número! Cães têm padrão. Um Yorkshire, por exemplo, pode chegar até 3,1 quilos e o ideal é entre 2 e 2,5 não estabelecendo tamanho e sim harmonia corporal. O Poodle, por exemplo, mais numerado do que linha de ônibus, possui apenas quatro tamanhos, o GRANDE que varia entre 45 e 60 cm de altura. O MÉDIO de 35 a 45 cm, os ANÕES de 28 a 35 cm, e os TOYS onde ficam todos com altura inferior a 28 cm, sabendo-se que o ideal é que tenham 25 cm. A altura de um cão é medida da cernelha até o chão. A cernelha é o ponto mais alto do ombro. Já o Shih-tzu, ideal para quem passa longos períodos fora, é um cão pacato, de pelos longos e sedosos, gosta mesmo de ficar perto do dono e não precisam de longas caminhadas, o trabalho com ele fica por conta da escovação diária. Se você não tem tempo pra escovação pode optar pelo simpático Pug, estas duas raças, sob o meu ponto de vista, são bastante semelhantes no que concerne o temperamento. Não vamos esquecer o aristocrático Maltês e o Lhasa Apso, o cão sagrado do Tibet. Pra quem gosta de brinquedo e não se incomoda com latidos insistentes, Pincher e Chiuaua, ambos portadores de uma energia sem fim!
Agora, se você mora em uma casa com quintal, suas opções aumentam, inclusive de tamanho. Temos dos três tamanhos de Schnauzer, dois que se prestam a companhia, o standard, eu acho que o melhor temperamento dos três tamanhos, e o miniatura. O alegre Labrador (foto) e seu “primo” cabeludo o Golden, que já sofreram com o modismo, ainda são uma preferência nacional. O incansável Beagle, imortalizado nos quadrinhos como o sabido Snoopy, ideal para quem tem crianças, são capazes de brincar com elas até a exaustão, das crianças, pode chamar as da vizinhança, que com ele todo dia é dia de farra!
Então ficamos assim, se você ainda não achou seu amigo ideal, semana que vem falo sobre gatos, os mais antigos animais de companhia. Até lá
Nenhum comentário:
Postar um comentário