12 de ago. de 2007

No Momento Exato

A venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina e bares ao longo das rodovias federais será proibida pelo governo federal, que enviará proposta para o Congresso alterando a lei atual. Para evitar a comercialização de alguns tipos de cervejas, ‘ices’, ‘coolers’ e outros produtos que, de acordo com a legislação atual, não se enquadram na definição de bebida alcoólica, o documento altera essa classificação, tornando-a bem mais rígida.
A proposta é considerar como tal bebidas com teor alcoólico maior do que 0,5 grau. Hoje, o valor é de 13 graus. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acredita que as restrições entrarão em vigor em um mês.
“A orientação é dar condições à Polícia Rodoviária de coibir os que levam bebida no veículo para consumo. A meta é reduzir riscos. Em 2005 foram 35 mil mortes em acidentes de trânsito e estima-se que metade por causa do álcool”,
A campanha será ampliada para as rádios. Nem as comunitárias ficarão de fora. Temporão voltou a defender a restrição no horário da propaganda, a obrigatoriedade da inclusão de advertências sobre o consumo de álcool — como foi feito com o cigarro — e criticou o fato de uma cerveja ter sido um dos patrocinadores do Pan.
Por Madalena Romeo e Pâmela Oliveira
(*) A foto mostra o presidente da República no momento que se preparava para assinar o decreto antialcoólico.

Leia a matéria em O Dia online

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta foto foi feita com o Grande Guia se enchendo de cerveja na Oktober Fest de Blumenau em 2004, e pasmem, meninos eu o vi!