27 de ago. de 2007

Será que Também Assassinos de Inocentes Ficarão Impunes?

O acidente do vôo 3054 da TAM, aconteceu no dia 17 de julho. Passado mais de um mês foram gatos milhares de barris de saliva e outros tantos cartuchos de impressora, para explicações e acusações, todavia, ridiculamente, só foi preso o dono de um bordel que fica próximo à pista assassina do aeroporto de Congonhas.
Depois do depoimento da ex diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu (foto), pode-se estabelecer que há prova incontestável de que tanto a Anac quanto a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) tinham a noção exata do perigo que significava pousar em Congonhas. Em reunião realizada em 13 de dezembro, no Rio, com técnicos da Anac, da Infraero e de companhias aéreas, foi discutido o risco iminente de um avião ali ficar descontrolado e “varar” a pista – exatamente o que ocorreu com o Airbus da TAM, que ultrapassou o fim da pista e explodiu, ao colidir com um prédio.
O gerente de Padrões de Avaliação de Aeronaves da Anac, comandante Gilberto Schittini. Este – conforme o que está devidamente consignado na ata da reunião – “reportou que os três incidentes ocorridos recentemente poderiam ser considerados indícios de que há um potencial de ocorrências mais graves, com ultrapassagem do final da pista (varar a pista)”. Acrescentara ele que o risco existia “principalmente se houver uma situação de decolagem abortada ou uma situação de pouso com velocidade e altura superior à de aproximação (pouso alto e embalado)”.
Essa informação se encaixa, perfeitamente, naquela prestada no mês passado pelo chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, que fizera uma reunião de emergência em 28 de dezembro, com Anac, Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e companhias aéreas, na qual surgira um comentário com este preciso (e terrível) teor: “Tudo leva a crer que teremos um acidente em Congonhas !” (G.S.)

Leia a matéria em O Estado de São Paulo

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