27 de out. de 2007

Marketing municipal

Por Francisco Marcos, cientista político.

Estadão de quinta-feira, 26 de outubro de 2007 trouxe um informe publicitário de dez anos, um caderno de oito mais um macarrão. Tal preciosidade tem o título de CAMPINAS a cidade do futuro. O atual prefeito está presente em duas páginas com fotos, à página 3 assina artigo, uma prestação de contas, participa de um ping-pong na página 9. Custo deste informe eu desconheço, pois ultimamente estou ausente do mercado publicitário. O alcaide tem realizado várias coisas que os antecessores só falavam e não realizavam: construção de uma rodoviária à altura da cidade de Campinas (em andamento) deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2008. Solução parcial do problema de enchente na avenida Princesa do Oeste, melhoria de condições para os veteranos engraxates do Largo do Rosário.
Asfaltamento de corredores de trânsito nas regiões de periferia, um portentoso plano de saneamento básico está em plena implementação. Quando eleito tinha em sua bancada oito vereadores entre trinta e três, hoje sua base de sustentação é majoritária. Para exemplificar o PSDB elegeu dez vereadores e sua bancada hoje tem dois moicanos, digo tucanos. O que comprova mais uma vez que caneta e diário oficial são atrativos o bastante para uma transmutação programática e até ideológica. Em minha análise o informativo além de trazer dados expressivos sobre a terra de Carlos Gomes, podendo levar ao interesse por parte de empresas a se instalarem na cidade, enseja uma propagando para o atual prefeito, candidato a um novo mandato. Detentora de um PIB de R$ 13 bilhões, população de um milhão de habitantes, o que nos dá uma renda per capita de R$ 10,8 mil.
A concentração de eleitores no eixo Anhanguera-Bandeirantes à esquerda no sentido capital-interior é decisiva para uma eleição em Campinas, o alcaide tem como slogan: “Primeiro os que mais precisam”, é fácil detectar o norte da campanha para a reeleição.
Falta uma decisão robusta para equacionar o trânsito em Campinas, principalmente no centro, a última intervenção de verdade tem mais de vinte anos, o atual é mera perfumaria ou intervenção cosmética. Para uma frota de mais de 500 mil veículos o sistema de trânsito campineiro beira ao colapso.
Se o filme continuar da maneira atual a reeleição dar-se-á por W.O (without opponent) trocando em miúdos, sem oponente A oposição está sem bandeiras, o bairrismo local se exauriu, portanto a competência da equipe do alcaide em termos de marketing fica comprovada.
Nota: página 9: o alcaide se elegeu com apenas 48.157 votos?
“Revisar é preciso, se apressar não é preciso”.

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