Por Fabiana Sanmartini
Se você mora em um apartamento e tem seu animal de estimação, ele divide com sua família as acomodações. Mas a coisa muda de figura quando se tem uma casa e diversos cães e a necessidade de ter um canil com instalações apropriadas para possíveis ninhadas, isolamento por conta de lesões, ou mesmo inicio de uma criação.
A primeira coisa a pensar é se são cães de pequeno, médio ou grande porte. Visto isso vejamos qual o espaço disponível, quantos são os machos e as fêmeas. A partir daí, começa-se a construção de baias individuais que durante o acasalamento podem ser ocupados por um casal. Vale lembrar que cães descendem dos lobos, portanto, para eles o ideal é uma toca. Só que com a domesticação somos nós que cuidamos deles, portanto a altura precisa ser ideal para que você entre e mantenha o local limpo e arejado. Em todos os tamanhos deve possuir uma área coberta (onde o cão poderá dormir, abrigar-se da chuva e manter sua comida seca) e outra descoberta ou solariun (onde terá água e poderá dar uma esticadinha quando estiver no canil e ainda fazer xixi e coco). Um cão de grande porte, como por exemplo, um Dog Alemão, precisará de uma área de 2mx2m de área coberta, ou seja, 4m². Pense que um Dog deitado ocupa mais ou menos 1,50mx1,50m, portanto teremos 50cm de folga para que ele se mexa durante o sono. O canil deve ainda possuir um solariun, ou área descoberta, no caso de cães de grande porte este deve medir 6m. Um cão de médio porte, como um Boxer, precisará de uma área coberta de 1,5mx1,5m, guardando sempre os 50 cm de conforto e o solariun 3m. Já os de pequeno porte, como um Poodle, precisam de 1mx1m de área coberta e de 2m de descoberta.
Se você mora em um apartamento e tem seu animal de estimação, ele divide com sua família as acomodações. Mas a coisa muda de figura quando se tem uma casa e diversos cães e a necessidade de ter um canil com instalações apropriadas para possíveis ninhadas, isolamento por conta de lesões, ou mesmo inicio de uma criação.

Durante a construção você deve lembrar-se de mante-lo virado para o nascer do sol, assim garantirá o sol da manhã mesmo na área coberta. O sol é o melhor amigo do crescimento saudável não só dos cães e também manterá seu canil longe de umidade que provoca o aparecimento dos fungos e tantas outras doenças. A água, independente da vasilha que você escolha, deve ser mantida do lado de fora do quarto, ou área coberta, assim se seu cão resolver brincar, o que é comum, sua área de descanso estará preservada da umidade. O piso deve ser áspero e as paredes lisas de preferência revestidas de azulejo (pode ser aquele branco baratinho) assim facilitarão o controle de parasitos e evitará que o animal raspe a parede. Uma leve inclinação deve ser mantida no piso, colaborando com a limpeza e com o escoar da água. A limpeza deve ser feita com cloro ou produtos veterinários, estes mantém a higiene e evitam as possíveis doenças de pele por contato. Os canis são apenas acomodações, nada, nada dará mais certo, ou mesmo promoverá maior saúde e alegria do seu cão do que o contato com você. Eles tem personalidades diferentes e mesmo quando em uma criação, merecem nosso carinho e atenção
Nenhum comentário:
Postar um comentário