10 de nov. de 2007

Crônica: Brairo, so eu otraveiz.

COMUNICADO AOS LEITORES: Por motivo de força maior, o artigo abaixo não será publicado no jornal impresso.

Brairo, so eu otraveiz
Por Adriana Vandoni

Alô, Brairo?, sô eu di novo. Cê tá bom, meu fio? Menino, tô tentano ligá procê do meu celular faz um tempão. Só consegui falar desse celular daqui da minha amiga do cotxipó. Pensei até que ocê num tava querendo me atender. Aaah!... sei ... o quê? ... fala arto ... minha amiga, Brairo, aqui do cotxipó!, tô falando do celular dela, oras. Cê não conheceu o número? Óbeveo, eu tô falano do celular da minha amiga ... do cotxipó! Eu sei que ocê num ia fazê isso cumigo, craro que sei. Aham, eu acredito. Mas seguro morreu de veio, né?
O quê? Ai meu jisus, fala arto homi! Como que ocê quer que eu ligue no palácio? Aquele xo amigo da comunicaçon num dexa as pessoa nem triscá nocê.
Ah sei, cê ta ocupado? Em Sinop? Entendi!, mas também, cê tá viajano demás!, quando chega não tem tempo pra mais nada. Eu já sei que ocê ta ocupado, num precisa ficá repetinu, repetinu, repetinu. Mas eu vô falá assim mesmo, oras.
Brairo, te liguei pra te contar que arguém anda escutano nossa conversa. Fiquei encafifada cum isso. Em tudo lugar que eu ia, vinha logo algum dizendo que soube da nossa conversa. Ou foi você que boquejou pros outros?
Brairo, mas a coisa tá fincano feia né? Como que coisa, homi? E ocê num sabe? Tá besta? To co dóóó docê, menino. Mas bem que eu te avisei: num mexe cum esse negócio de criar papagaio. Periquito é melhor. Eles num fala. Mas ocê, teimoso feito uma mula! Taí, agora o papagaio fica esguelano que diz que ocê, ai, como é que é?, o governador Brairo concedia incentivo fiscal pra fulano, daí fulano por gratidon, doava pra campanha do candidato Brairo. Meu fiiiio, cuidado. Essas turma não sabe o que é uma gratidon, vai logo pensado besteira. O quê? Ai! Fala duro, homi! Como? Eu sei Brairo, que o papagaio é seu, mas o que ele ta esguelano é grave pra daná! Num vai acontecê nada?, Ah, mas vai enchê o saco. Dá uma dor de cabeça!!!
Mas, agora cá pra nós, que é engraçado, isso é! Essa gente é bocó mesmo né, Brairo? Demorô pra caí a ficha! Eles num tinha percebido que é a mesma pessoa. Tudo bobó chera-chera! Eles achava que Brairo governador era um, Brairo empresário era outro e Brairo político era mais outro. Mas ocê é danadinho.
Alô, peraí Brairo! Escuta aqui, fiquei sabendo que a cumadri qué sê candidata? Diz que fez um acordo de sê vice de Irso Sántos. Inda disseram que é por isso que Abi num assumi. Hummmm, agora desde quando que cumadre ia atrapalhá quem quer que fosse, de assumi arguma coisa! Inda mais candidatura! Só se eu num conhecesse a cumadre. Mas é tudo futrica. E por um acaso a cumadre é tonta? Pois ela num pode, minino. Só se ocê disisti de ser governadô. Muié de governadô num pode sê candidata nem a prefeita nem a vice. Óia aqui, põem sintido!
Brairo, hoje ocê tá muito sem graça. Nem num respondi, homi! Gato comeu xá língua? Ta bom, já vo desligá. Mas antes ocê vai te que me dar uma satisfaçon. To muito brava cocê!! Chego a fica com ódeo! Que história é essa de falá que antes de terminá seu governo, ocê ainda vai enfiá uma cuia de chimarrão na mão do nosso São Benedito? E num vem dizê que isso é mintira porque quem me conto é um carne unha cocê. Brairo, ocê num tem vergonha naxácara? Onde já se viu ficá bulino com Santo! Num tem respeito, guri? E que que o Santo tem a ver com sua raiva da gente? Precisa fazê isso cum ele? Com todo respeito tenho pela sua cuia, mas mexê com nosso santo??? Onde já se viu tripudiá em cima da nossa fé?
Escuta aqui. Já vô desligá, carma. Seguinte, ocê já tá com titica de papagaio caino na sua cabeça e ainda inventa de mexe co Santo? To te avisano: Num buli com nosso Santo. Santo é sagrado! Enxerida, eu? Escuta aqui, Brairo. Desligo! Ah homi!

Nenhum comentário: