5 de nov. de 2007

Democracia Blairista


O jornal CircuitoMT que circula esta semana, traz a denúncia de que o jornalista André Vieira da Revista Rolling Stone, foi expulso de uma reunião na Federação da Industria de Mato Grosso pelo presidente Mauro Mendes e destratado pelo secretário Desenvolvimento Estratégico (sic) do Estado, Clóves Vetoratto.

Trocando em miúdos
A Federação da Indústria no estado funciona como apêndice do governo estadual, à frente dela está um dos encarregados de Blairo, o senhor Mauro Mendes que numa vertiginosa carreira passou de balconista em loja de materiais elétricos a dono de uma sempre crescente indústria, além, é claro, de ser o financeiro da campanha de Blairo Maggi ao governo.
Clóves Vetoratto começou como funcionário do pai de Blairo, quando Blairo e Balbinotti criaram a Fundação Mato Grosso para fazer pesquisa de sementes, Clóves Vetoratto foi colocado na presidência da Fundação. Foi através dela (Fundação MT) que Blabinotti e Blairo pegaram e esqueceram-se de devolver, entende?, umas sementes da EMBRAPA. Por esse motivo, Balbinotti não pode se tornar ministro da agricultura de Lula.

A expulsão jornalista
O jornalista André Vieira conta na edição de aniversário da revista, em detalhes como foi tratado pelo secretário Clóves Vetoratto e pelo presidente da Fiemt Mauro Mendes, na ocasião de sua visita a Mato Grosso. Estava acontecendo uma reunião de emergência na Federação para discutir a imagem do estado como o grande inimigo da natureza. André estava a convite da própria Fiemt, e antes do presidente Mauro Mendes começar sua explanação ele anunciou a presença de André Vieira no auditório e falou em alto e bom som “Ele está aqui para louvar a abertura da BR-163 ou para criticá-la e nos denegrir como fez este documentário?” – o documentário é “A Guerra pela Amazônia – Parte I” em exibição nos canais de TV a cabo Discovery Chanel e Animal Planet. Assim que disse isso, o jornalista foi procurado pela assessora de Mendes que disse: “O presidente não quer você aqui”.

(Abaixo, trecho da Rolling Stone publicado no jornal Circuito MT)
Resignado, fiquei do lado de fora esperando a reunião acabar. Ainda tinha esperança de conversar com o secretário de desenvolvimento estratégico do Estado, Clóves Vetoratto, com quem troquei algumas palavras antes da reunião começar. “Me procura no final”, disse já entrando no salão de conferências, não sem antes perguntar a linha editorial da revista e o foco da matéria. Na saída, no entanto, ele não queria papo. “Tenho que ir para um encontro com o Governador.” Peraí. Ele não estava de férias? (Antes de sua vinda a Mato Grosso o jornalista tentou agendar uma entrevista com o Governador e fora informado que o mesmo estava saindo de férias.)
“Então – insisti - me dê um número onde eu possa falar com o senhor”. Enquanto andava rápido como um atleta de marcha olímpica, apesar da silhueta nada atlética, em direção ao estacionamento, me disse “Mudei de prédio, não sei meu número”. Com ele já entrando no carro que o esperava, ainda tentei mais uma vez: “Me dê seu celular!”. Fechando a porta de seu vectra com motorista, respondeu: “Não sei o número”, e partiu rapidamente pela avenida.

Nenhum comentário: