10 de nov. de 2007

Escreve Tunico (foto) de São Paulo (SP)

Comentando o artigo "Tudo Acaba dando em Samba" (9/11)

Giulio, para complementar:
Leia a reportagem de Sabrina Lorenzi na Gazeta Mercantil de 6/09/2005 — há mais de dois anos(parte aqui reproduzida).
“O grande desafio da Petrobras agora é extrair o óleo a 6.000 metros de profundidade. A ousadia de ir mais fundo rendeu à Petrobras o que deverá se tornar a mais valiosa reserva de petróleo e gás já encontrada. A estatal encontrou óleo leve — de excelente qualidade — a 6.000 metros de profundidade, na Bacia de Santos, numa prévia da jazida gigante que avista.”
O gerente- executivo de exploração e produção da estatal, Francisco Nepomucemo, revela a expectativa que a companhia vive após a descoberta. "É uma nova província petrolífera no Brasil. Não está concluído o poço; vamos perfurar mais para fazer o teste de produtividade (volume) do óleo e confirmar a existência de um reservatório", comemora com cautela. Ele prefere não falar em quantidade antes dos testes de confirmação, mas admite que pode ser volume suficiente para revolucionar os planos da estatal.
"Só digo que, confirmando a descoberta e a produtividade dessa área, aumenta muito o potencial petrolífero da Bacia de Santos. É o grande potencial do Brasil hoje", disse. Há uma semana, a Petrobras comunicou ao mercado a descoberta de indícios de hidrocarbonetos no seu poço mais profundo, no bloco BM-S-10 a 6,4 mil metros de profundidade, na Bacia de Santos. O poço RJ-S-61 fica na frente de Paraty, no Rio, divisa com São Paulo. A Petrobras é a principal detentora do bloco (65%), junto com a Partex (10%) e BG (25%).

Um comentário:

Anônimo disse...

Nesses três posts consecutivos senti que estão realmente tristes com a notícia dessa descoberta.
Porque não pensar positivamente? Todo mundo sabe que a exploração será difícil e não será imediata.
Temos um imenso tesouro dentro de um cofre que ainda não sabemos como e quando abrir, mas é nosso!
Qual a verdadeira intenção da tristeza? Não acho que isso seja defender o governo do sapo barbudo.
Um conselho aos críticos incondicionais do governo: Hj li o histórico do blog. Façam isso. Pena que começa no início desse ano. Mas vejam quanta raiva foi derramada sem propósito. Muitas previsões catastróficas terminaram bem.