Do texto do Giulio, lembrei-me de uma propaganda antiga da W/Brasil que o Washington Oliveto fez para a Folha de São Paulo. Vale ver e refletir sobre ela. Se Joseph Goebbels, minitro da propaganda de Hitler, dizia que se repetirmos uma mentira diversas vezes ela se torna verdade, uma mentira também poderá ser dita dizendo só verdades. Muito boa.
Celso fez um feliz comentário, no post A Monarquia Espanhola. É bem verdade que a monarquia espanhola foi responsável, como disse o ditador Chavez, pelo genocídio das populações indígenas das Américas, como bem o sabem, por exemplo, os uruguaios, entre muitos outros. Mas isso foi em tempos idos. Não se pode culpar, hoje, todo o povo alemão por Hitler, porque toda generalização tende a ser malévola. Hoje, como disse Ralph, editor daquele post, a Espanha, sem petróleo, ouro ou colonias, já é uma potência, prova do trabalho e da inteligência de seu povo em escolher seus dirigentes.
É isso aí Magu, vc deve ser professor de história. Os portugueses, holandeses e franceses também sacrificaram muitos gentios aqui nas nossas terras. Os ingleses com o tráfico negreiro, não matavam os escravos, estes morriam nos porões sub-humanos dos seus navios.
Estão fora do tráfego de negreiros apenas nós habitantes do Brasil descendidos de levas européias do fim do século dezenove em diante. Os Curvo, os Vandoni os Hofmann, os Sanmartini podem chamar até os Brasileiros mulatdos com sobrenomes que nem Cavalcanti ou Silva de opressores da humanidade. Nósoutros estamos fora. Não nos chamem ´para pagar este mico.
Esta vai para o Ronaldo. Não sou professor de História. Sou apenas um cidadão tecnicamente idoso, que já leu e viu muito, cuja memória ainda funciona bem. Citei o Uruguai porque, em 1988, tendo ido conhecer as sete missões (as reduções jesuíticas) de carro, quando na capital Montevideo, fizemos um 'sightseeing' de ônibus pequeno, cuja guia era uma universitária estudante de história, que confirmou que os espanhóis, que dominaram toda a América do Sul, menos o Brasil, na época do Tratado de Santo Ildefonso, 1777, que definiu os limites do Brasil entre Portugal e Espanha, liquidaram os indígenas (os que não foram mortos fugiram para o Brasil, unindo-se aos lusobrasileiros, e Paraguai) e também os jesuitas que haviam criado as missões. A intenção dos espanhóis era fazer desaparecer a língua guaraní. Enviaram o único sobrevivente de caravela para a corte espanhola onde, depois de ser visto pelos reis e nobres, morreu na cadeia e hoje, não há um único descendente dos guaranís em território uruguaio.
5 comentários:
Alô, Cassio.
Celso fez um feliz comentário, no post A Monarquia Espanhola. É bem verdade que a monarquia espanhola foi responsável, como disse o ditador Chavez, pelo genocídio das populações indígenas das Américas, como bem o sabem, por exemplo, os uruguaios, entre muitos outros. Mas isso foi em tempos idos. Não se pode culpar, hoje, todo o povo alemão por Hitler, porque toda generalização tende a ser malévola.
Hoje, como disse Ralph, editor daquele post, a Espanha, sem petróleo, ouro ou colonias, já é uma potência, prova do trabalho e da inteligência de seu povo em escolher seus dirigentes.
É isso aí Magu, vc deve ser professor de história. Os portugueses, holandeses e franceses também sacrificaram muitos gentios aqui nas nossas terras. Os ingleses com o tráfico negreiro, não matavam os escravos, estes morriam nos porões sub-humanos dos seus navios.
Assumam a sua parte!
Estão fora do tráfego de negreiros apenas nós habitantes do Brasil descendidos de levas européias do fim do século dezenove em diante.
Os Curvo, os Vandoni os Hofmann, os Sanmartini podem chamar até os Brasileiros mulatdos com sobrenomes que nem Cavalcanti ou Silva de opressores da humanidade.
Nósoutros estamos fora. Não nos chamem ´para pagar este mico.
Alo, Cassio.
Esta vai para o Ronaldo.
Não sou professor de História. Sou apenas um cidadão tecnicamente idoso, que já leu e viu muito, cuja memória ainda funciona bem. Citei o Uruguai porque, em 1988, tendo ido conhecer as sete missões (as reduções jesuíticas) de carro, quando na capital Montevideo, fizemos um 'sightseeing' de ônibus pequeno, cuja guia era uma universitária estudante de história, que confirmou que os espanhóis, que dominaram toda a América do Sul, menos o Brasil, na época do Tratado de Santo Ildefonso, 1777, que definiu os limites do Brasil entre Portugal e Espanha, liquidaram os indígenas (os que não foram mortos fugiram para o Brasil, unindo-se aos lusobrasileiros, e Paraguai) e também os jesuitas que haviam criado as missões. A intenção dos espanhóis era fazer desaparecer a língua guaraní. Enviaram o único sobrevivente de caravela para a corte espanhola onde, depois de ser visto pelos reis e nobres, morreu na cadeia e hoje, não há um único descendente dos guaranís em território uruguaio.
Gostei do "tecnicamente idoso" hehehe
Postar um comentário