29 de nov. de 2007

É mesmo um estúpido

Quando resolvi defender Fernando Henrique Cardoso que foi criticado e ridicularizado por muitos jornalistas, porque como cidadão, criticou a gritante ignorância do presidente da República; primeiro pensei que fosse minha distância do Brasil há algum tempo, depois pensei que fosse uma má vontade com relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, detestável em suas desmedidas presunções . Agora me sinto confortado lendo essa nota de Augusto Nunes. (G.S.)
“Lula merece um cursinho intensivo
Professores universitários petistas reagiram com frases ferozes (todas formuladas em bom português) à constatação reiterada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: a formação escolar de Lula é lastimável, como vivem avisando as sucessivas agressões ao idioma, à História e à geografia. É preconceito de classe, recitaram em coro. Como se não houvesse tanta cabeça boa de origem humilde e tantos cretinos com sobrenomes muito vistosos.
A intelectuália governista faria um favor ao presidente (e aos brasileiros que prezam a gramática e valorizam o conhecimento) se, em vez de bancar a babá da ignorância companheira, providenciasse um cursinho intensivo - personalizado, que ele merece - para Lula. Ele aprende rápido. Teria melhorado bastante se a preguiça não o impedisse de aplicar em estudos parte do tempo que lhe sobrou entre 1980 e 2002.
Caso não fuja das aulas, o presidente da República não demorará a descobrir, por exemplo, que o plural existe. Ou que o Brasil faz fronteira com a Bolívia.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que vai fugir para beber no bar da esquina da escola. Lá, ele ensinará, no seu péssimo português, que para governar é preciso ter dinheiro. E paguemos nós a conta...