5 de nov. de 2007

Os idiotas úteis


O termo “idiotas úteis” foi forjado por Lenin, para referir-se aos ocidentais que visitavam Moscou para apoiar o sistema soviético e, agora, ressurge na América Latina na medida em que estrangeiros deixam-se serem manipulados.
Leia mais abaixo.

Chávez seduz os 'idiotas úteis' de Hollywood
Presidente venezuelano ganha apoio de celebridades americanas
Tony Allen-Mills, THE SUNDAY TIMES
Mais de cinqüenta anos depois que os defensores ocidentais do comunismo soviético foram ridicularizados por suas simpatias equivocadas, uma nova geração de celebridades ativistas está agora fazendo o jogo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, no que vem sendo chamado de “o retorno dos idiotas úteis”.

Os discursos de Chávez contra o Ocidente não impedem uma sucessão de celebridades de Hollywood de prestar homenagens ao líder da chamada “revolução bolivariana”. A última a entrar no coro ocidental de louvores foi Naomi Campbell, a supermodelo que agora é uma “especialista” em economia latino-americana. Na semana passada, Naomi disse ter ficado “impressionada” com o “amor e coragem” que Chávez investe nos programas sociais.

A viagem de Naomi à Venezuela lembrou uma visita que a modelo Kate Moss fez há alguns anos a Fidel Castro, deixando irritados os oponentes do presidente cubano ao declarar que ele era “uma fonte de inspiração para o mundo”. Segundo um jornal de Caracas, Naomi Campbell usava um “primoroso e revolucionário vestido branco da prestigiada marca Fendi”, quando visitou o presidente venezuelano.

O fluxo de celebridades ao palácio presidencial em Caracas frustra os ativistas de direitos humanos, para quem a propaganda social de Chávez encobre um complô para transformar o país numa ditadura de um único partido. “Só o fato de estar lá com Chávez mostra que ela (Naomi) concorda com o que está acontecendo”, disse Maria Conchita Alonso, ex-miss Venezuela que faz campanha contra Chávez. “Sabem eles que na semana passada centenas de milhares de pessoas protestaram contra as mudanças que Chávez quer fazer na Constituição?”

Entre as várias celebridades que já visitaram Chávez estão os atores Kevin Spacey, Sean Penn, Danny Glover e Harry Belafonte. Para os analistas, o incentivo de Chávez aos críticos do presidente dos EUA, George W. Bush, lembra o sucesso de Fidel em transformar Havana na chamada “riviera revolucionária”. Nos anos 90, foram tantas as estrelas de Hollywood que desfilaram por Havana, que grupos de exilados cubanos nos EUA protestaram contra as celebridades - entre elas, Kevin Costner, que esteve com Fidel na estréia, em Havana, de seu filme sobre a crise dos mísseis de 1962, e disse que aquela foi “a experiência de uma vida inteira”. Na ocasião, Ileana Ros-Lehtinen, congressista republicana nascida em Cuba, afirmou que as celebridades “deveriam se envergonhar, confiando cegamente na máquina de propaganda do ditador”. Para Dennis Hays, membro de um grupo de exilados de Miami, “as pessoas transformam-se em tietes quando estão na presença de Fidel”.

O termo “idiotas úteis” foi forjado por Lenin, para referir-se aos ocidentais que visitavam Moscou para apoiar o sistema soviético e, agora, ressurge na América Latina na medida em que estrangeiros deixam-se serem manipulados.

Chávez surgiu como o líder das forças antiamericanas na região, que gasta à vontade. Está investindo quase US$ 20 milhões em dois filmes produzidos por Glover; um sobre uma revolta de escravos no Haiti, no século 18, e outro, uma adaptação do romance de Gabriel García Márquez, O General. Em agosto, Sean Penn visitou a Venezuela, provocando a irritação de alguns colegas de Hollywood quando visitou o estúdio que Chávez está construindo para concorrer com produtoras americanas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso prova que não é só entre os latrino-americanos que há babaquaras úteis.

Anônimo disse...

Estou em dúvida...
Se é falta de inteligência ou ausência de inteligência dessa "tchurma" que faz do socialismo sua bandeira

Certamente, pra eles, socialismo bom é o do fidel e, futuramente, o do chapolim piorado colorado:
- Si tu es contrario te vas al paredón
- Si es "cupanhero" puedes aprobar cuanto quieras

Además podrás vivir la grand felicidad en las plazas con helados de cualidad dudosa, pero sin reivindicaciones
pero podrás bailar la salsa!
como en Cuba!

ma gu disse...

Alô, Adriana.

Muito interessante seu post. Os artistas são icones, em razão de seu trabalho. Já como pessoas, deixaram dúvidas. Já sabemos que Naomi é arroz de festa. Mas surpreendeu-me ver o nome de Kevin Spacey no rol. Eu o tinha em conta de pessoa informada. Vai ver que interesses profissionais falam mais alto...