1 de nov. de 2007

Só um "estrangeiro"

Por Giulio Sanmartini

A seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1970 (foto da delegação), pode ser considerada a melhor (sem bairrismo) que até hoje se apresentou nessa competição: Pelé, Gerson, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto, só para citar os principais, que jogavam no Santos, Botafogo, Cruzeiro, Corinthians e de novo Santos, respectivamente e os outros todos jogavam no Brasil.


Ontem o técnico Dunga, apresentou a lista de todos os 22 convocados, um, somente um joga no Brasil, parece que o estrangeiro é ele, Kleber do Santos Futebol Clube, os outros jogam na Europa: Itália, Grã Bretanha, Espanha, Alemanha e até a Rússia.
Essa seleção é o espelho do ambiente que se vive no Brasil: total falta de perspectivas no futuro e assim pode-se entender a quantidade brasileiros que se encontram na União Européia trabalhando como operários e ganhando salários inimagináveis no Brasil.
“Nunca ninguém viu na história desse país...”

Clique em “Leia Mais” para saber quem são os 22 do Dunga

Julio César - Inter de Milão, Doni – Roma, Maicon - Inter de Milão, Daniel Alves – Sevilha, Lúcio - Bayern de Munique, Juan - Roma, Alex Costa – Chelsea, Naldo - Werder Bremen, Gilberto - Hertha Berlim, Kleber – Santos, Mineiro - Hertha Berlim, Gilberto Silva – Arsenal,
Josué – Wolfsburg, Fernando – Bordeaux, Elano - Manchester City, Kaká – Milan, Diego - Werder Bremen, Ronaldinho – Barcelona, Julio Baptista - Real Madrid, Robinho - Real Madrid,
Vagner Love - CSKA Moscou e Afonso – Heerenveen

3 comentários:

Anônimo disse...

Sr Giulio,
O que acontece é que os clubes do mercado europeu têem uma melhor estrutura financeira para poder bancar os altos salários. Esse êxodo começou há uns 15 anos ou mais, não acho que seja um reflexo do momento do país.
Como se explica a seleção dos EUA de 2006, dos 26 jogadores, 13 atuavam na Europa?
Quanto aos outros postos de trabalho, a diminuição da migração de mão-de-obra para outros países também mostra uma melhoria no mercado de trabalho interno, uma queda no desemprego. Vejo notícias todos os dias nesse sentido.

Abs

Lúcio Lopes disse...

Caro Giulio,
Aos principais jogadores de 1970 deveria ser acrescentado o nome de Jairzinho, do Botafogo.
Jair, além de artilheiro da Copa com média superior a um gol por partida, fez belíssimos gols em todos os jogos do Brasil, inclusive na final contra a sua Itália.

Unknown disse...

Sr giulio isto é uma tristeza para nós,porque, quem vai colocar a canela pra dividir uma bola? com os dolares tilintando em sua conta bancaria?antigamente era assim:o jogador começava num clube do interior do estado "ralava" pra chegar em um clube da capital e ai ele ralava pra jogar num clube do Rio de Janeiro ou Sao Paulo ai ele ia ralar pra chegar à Seleção Brasileira, hoje o jogador surge lá no interior ele "sonha" em ir para a Europa e depois chegar à Seleção.