1 de nov. de 2007

Te cuida Lula!

Por Giulio Sanmartini

A Constituição anterior à vigente, a de 1967, feita a enxó pelo autoritarismo, previa o mandato presidencial de 4 anos, cujo titular seria escolhido de forma indireta por um colégio eleitoral. Esse prazo por força de emenda constitucional, algum tempo mais tarde, tornou-se de 6 anos e mantendo-se o mesmo processo. Por este e indiretamente que foi eleito Tancredo Neves e seu vice José Sarney.
Ulisses Guimarães aceitou Tancredo Neves, pois não tinha estofo para combatê-lo, mas com sua morte antes de assumir e a posse de Sarney, achou-se com forças para sentir-se dono do poder. Como disse Sarney: “Quando Tancredo morreu, apresentou-se a viúva para reivindicar o espólio, ao levantar-lhe o véu que lhe cobria o rosto, apresentou-se o de Ulisses Guimarães”.
Ulisses tentou de todas as formas sentar na cadeira de Sarney, mas não conseguiu, decidiu-se então pela redução do mandato para 4 anos, que depois com, negociações que deram origem à expressão “é dando que se recebe”, Sarney conseguiu 5 anos, fato que tirou-lhe o pouco de dignidade que parecia ter, afinal ele não fora legalmente eleito para um período de 4 o de 5 anos, mas de 6.
Agora querem fazer algo igual,mas para beneficiar Lula, maquiando o que poderá ser o início da perpetuação no poder. Lula nega a hipótese de um terceiro mandato, mas sugere cinco ou seis anos para quem vier a ocupar o Planalto, sem direito a reeleição. Trocando em miúdos: por emenda constitucional o Congresso seria chamado a revogar a reeleição, estendendo os períodos de governo em um ou dois anos. Dessa forma, com a mudança do sistema político-eleitoral, tudo começaria do Zero. Para outra fase institucional, os cidadãos no gozo de seus direitos políticos disporiam do direito de candidatar-se. Inclusive ele, Lula.
Os que estão brincando perigosamente com a democracia do Brasil, precisam se cuidar, a começar do presidente da República.

2 comentários:

Anônimo disse...

Puxa vida, imagina mais um governo Lula seria desastroso, os tucanos tem de voltar ao poder, era muito bom este país. Lembram? A gente não tinha nem noticia de corrupção como hoje.

ma gu disse...

Alô, Giulio.

Lembra-se de um ditado antigo?

Onde a vaca vai, o boi vai atrás.

No presente, como ficaria se boi fosse trocado por picaretagem.