1 de dez. de 2007

Eu sou eu, ele é ele e tu é tu mesmo.

Por Adriana Vandoni

Tenho este blog, um tipo de página da internet criado pelos seus primeiros idealizadores para servir como um diário, mas que hoje é muito utilizado ao redor do mundo para outros objetivos, como a troca de informações. Essa nova forma de comunicação e o seu poder impressionaram o mundo da informação quando um blogueiro, como é chamado quem tem blog, conseguiu desmentir um respeitado jornalista americano que fazia uma denúncia contra o então candidato à reeleição George Bush. O presidente americano estava sendo acusado de fugir da guerra do Vietnã, mas os documentos apresentados para demonstrar isso eram frios, o que foi descoberto pelo blogueiro ao perceber que tais documentos jamais poderiam ter sido impressos no período que alegavam. As letras eram de impressoras da era da informática, não de máquinas de datilografar, como o que existia na época do Bush fujão. O respeitado jornalista teve que se demitir pela monumental “barrigada” que tinha cometido.
Já na época percebi que isso era algo novo na forma de comunicação. Decidi, de início, apenas disponibilizar meus artigos para que os leitores da A Gazeta pudessem ir lá conferir. Mas a coisa foi evoluindo, novos amigos de boa parte do Brasil, alguns de fora dele, como o Giulio Sanmartini, apareceram para contribuir também com seus textos, apareceu um “senhor” chargista, e hoje este um blog que está sendo acessado de diversas partes do Brasil, e uns gatos pingados do exterior, mas estão lá.
Escrevo tudo isso para responder a dois e-mails que recebi na semana passada. No primeiro, um boliviano questionava um vídeo postado aqui, que mostrava a ação dos paramilitares pró-Evo Morales. Questionava também a participação da Petrobrás em seu país. A resposta sobre a Petrobrás está mais abaixo (no post: Para o cara-pálida boliviano). O rapaz, defensor de Morales, questiona o vídeo, mas a degradante imagem do ritual de decapitação de cachorros como forma de ameaçar os opositores a Evo falam mais que os argumentos do boliviano.
Bem, isso é a globalização, já pensou? O interessante é a rapidez com que a informação é repassada. Mantenho contato com blogueiros da Bolívia e da Venezuela e geralmente sou informada dos acontecimentos no exato momento em que eles acontecem.
Mas o segundo e-mail me chamou a atenção por não ter vindo do meu blog. Vinha de outro em que meus artigos são publicados, o pnb, ou o blog do Antero, como é mais conhecido. O leitor me cobrava, ou me culpava, sei lá qual a intenção do rapaz, por posturas assumidas pelo blog do Antero.
Pois bem, apesar de achar que isso já é de conhecimento de qualquer pessoa com um mínimo de discernimento, parece que para este leitor é preciso tudo ex-pli-ca-di-nho. Vou tentar ser didática:
No blog do Antero existem diversos colaboradores que para lá enviam seus textos como, por exemplo, Jaime Campos, Carlos Abicalil, Percival Muniz, Riva, além de jornalistas respeitados e conhecidos. Envio para lá todos os meus artigos, como envio também para diversos outros sites e blogs do restante do Brasil, como no site do jornalista Claudio Humberto, Diego Casagrande, ABCpolítiKo, Minuto Político e diversos outros. Já tive textos publicados no blog do Noblat e no Gilberto Dimenstein. Agora vem a confusão do rapaz. O fato de ter um artigo meu publicado em um desses sites ou blogs não quer dizer que esse site ou blog represente a minha postura, muito menos que a minha opinião reflita a postura do site ou blog. O blogueiro pode até concordar com a minha opinião, mas ela não é a postura oficial do blogueiro.
Deu pra entender?
Outro exemplo: eu já publiquei aqui no prosa e política, textos do Frei Betto. E vamos combinar que o Frei não seria assim um espelho do meu pensamento ideológico.
O mesmo acontece com o Jornal A Gazeta. O que eu escrevo é minha opinião, não a do jornal, que se expressa através do seu editorial que, da mesma forma, pode não ser a minha opinião. É por isso que a coluna chama Opinião. Mas parece que “as turma num intende isso”! Ai, ô povinho é cansativo, hein?
Eu, euzinha aqui, sou responsável apenas pelo que eu escrevo. E quem quiser conhecer mais a minha opinião e meus musos, diariamente homenageados, não deixe de estar sempre aqui, no nosso prosa e política.
Estamos combinados?

Um comentário:

Anônimo disse...

ATENÇÃO COMUNIDADE INTERNACIONAL


GRAÇA SALGUEIRO

Nota Latina

Peço àqueles que crêem em Deus que orem pela Venezuela, porque o que se avizinha é terrível e de alguma maneira, mais cedo ou mais tarde, irá nos atingir. Fiquem com Deus e até a próxima!

Chávez prepara um novo massacre

Caracas, 1 de dezembro – Faltando poucas horas para a realização de um referendum, que pretende modificar ilegalmente a Constituição, escrevo esta mensagem à comunidade internacional, para advertir que o senhor Hugo Chávez prepara um massacre contra a população civil desarmada. Os fatos são os seguintes:

1. A consulta eleitoral que se realizará amanhã é inconstitucional, porque pretende reformar a fundo o Estado mediante um referendum, e não através de uma Assembléia Nacional Constituinte, como está previsto na Carta Magna vigente.

2. A reforma que o senhor Chávez propõe converte a Venezuela – uma nação livre e democrática – em um país comunista, idêntico a Cuba.

3. Todas as pesquisas outorgam um triunfo arrasador à opção pelo NÃO, o que vale dizer que a imensa maioria dos venezuelanos rechaça a mal chamada reforma.

Leia mais...


http://brasilacimadetudo.lpchat.com/