22 de fev. de 2008

Ah se dependesse da mentalidade pura do PT

Por Laurence Bittencourt Leite

Ontem o Banco Central anunciou ao país, que pela primeira vez em sua história, os ativos do Brasil no exterior superam os passivos em mais de 4 bilhões de dólares. Traduzindo para o leitor, isso significa que o país tem mais a receber dos gringos, do que a pagar.
A noticia foi divulgada com um tom de euforia, e ovacionada pelos petistas. A pergunta mais simples é: por que ovacionar? Qual o mérito do dito “PT” nisso? E a questão não foi devidamente explicada, apenas ovacionada. Mas vamos tentar essa explicação para que o leitor possa melhor entender. Vamos ver se conseguimos.
De fato um dos grandes gargalos da nossa economia é a divida externa, divida essa contraída tanto pelas empresas privadas, quanto pelo governo. E só há duas formas dessa divida diminuir: ou pagando a divida ou aumentando o estoque de reservas (de dinheiro) no estrangeiro. A nossa divida externa de fato diminuiu, embora ainda exista por parte do governo. Agora o grande segredo foi o aumento das reservas no estrangeiro. E isso ocorreu por causa das exportações, extremamente favorecida pelo mercado mundial, aumentando consideravelmente.
Posso dar outro dado tentando clarear: no final de 2007, as reservas brasileiras no exterior estavam em 16,3 bilhões de dólares, e a dívida externa liquida era de 165 bilhões de dólares. Com o crescimento da economia mundial já a partir de 2003, isso ajudou nossas exportações que se tornou a grande fonte de divisas para o país.
E foi aproveitando esse “caixa” que o Banco Central passou a comprar dólares no mercado de cambio para reforçar suas reservas em moeda estrangeira, que agora em janeiro de 2008, atingiram a soma de 187,5 bilhões dólares.
Esse resultado fez com que superássemos o que devíamos ao exterior, segundo o Banco Central, em 4 bilhões de dólares. Portanto, o maior mérito da noticia (90%), deve-se sem medo de erro, ao que foi produzido pela iniciativa privada. Mais uma vez ela. Ou seja, as exportações e ao favorecimento do crescimento econômico mundial. Os outros 10% deve-se ao governo. Mas é bom lembrar e não esquecer a parte do governo deve-se a política (hummm) conversadora ou neo-liberal tendo à frente um ex-tucano, Henrique Meireles, política econômica conversadora essa que os petistas levaram mais de 20 anos combatendo insistentemente. Logo, se dependesse da mentalidade “pura” dos petistas sequer teríamos saldo para pagar o que quer que fosse, e arrisco dizer que sequer teríamos aproveitado o bom momento mundial da economia.
Aliás, o PT no governo não teve um único programa original. Um único. Com exceção da corrupção “como nunca se viu nesse país”.

laurencebleite@bol.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Giulio, E a pública (1.3 trilhão)? Pode pagar e ficar sem reserva? O que sobra para comemorar?

Cantinho do Joe disse...

Caro Laurence,agora necessito de uma explicação sobre a dívida interna.Pelo que estou entendendo,posso pagar o IPVA,o banco e o agiota.Agora,a empregada,o sorvete das minhas filhas,a cerveja no final de semana,isso não pooooooodi.É assim?

Getulio Jucá disse...

A conquista é extremamente oportuna para a nossa economia. Importante é saber se nossos governantes (administradores petistas) tirarão proveito da situação, e não joguem fora mais esta oportunidade que nos é ofertada! Urge as reformas!

Tudo muito bom e bonito! Porém, uma observação não pode ser despresada pelos analistas de plantão:- E a questão dos juros?!?!?!: - Por esses 194 Bi, estamos recebendo (+/-) 3,5% aa. Enquanto isto, pagamos(+/-) 11% aa. pelos 190 Bi. E aí como fica a análise? Eita continha complicada essa hem...? Difícil não...?!?!
Aí está: antes de comemorar, é preciso ver a fundo como o Governo vem aculando tais reservas, inclusive em detrimento de investimentos na infraestrutura do país, na Educação, na Saúde e na Segurança.
Como faz falta uma CPMF hem Lula??

Anônimo disse...

Logo vai ter que ter uma maxi-desvalorização do real. O cara é muito burro. Quer acumular dólares para pagar a dívida e ao mesmo tempo deixar o dólar baixo. Assim, vai comprando a moeda norte-americana no mercado e vendendo matérias primas sem teconologia em forma de commodities, para acumular dólares. Como temos os juros altos, a turma vem jogar aqui no nosso mercado. O dólar desvaloriza e os juros em real sõ altos, o que faz com que o rombo cada dia seja maior. É só para fingir que governa de mentirinha e é genial nas finanças... É o capitalismo socialista dele.