20 de fev. de 2008

Padre pode ter família?

Reinaldo Azevedo comenta em alguns posts, a matéria de Maurício Simionato, na Folha On Line.
“A CNP (Comissão Nacional dos Presbíteros) deve publicar daqui a duas semanas texto intitulado "Subsídios para reflexão", no qual pede a abertura de discussões em torno da obrigatoriedade do celibato de padres na Igreja Católica.
Com o fim da obrigação, os religiosos casados ou ex-casados também poderiam ser ordenados padres. A abertura de discussão em torno do tema foi sugerida por alguns padres durante o 12º ENP (Encontro Nacional de Presbíteros), que ocorreu de 13 a 19 de fevereiro no mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (102 km de São Paulo). Pelo menos 430 padres de todo o país participaram do encontro.” (Leia mais aqui.)
Algumas questões sobre o assunto de lá:
De onde virão os recursos para manter as famílias dos padres católicos?
Não será isso que ainda mantém a posição da igreja, já que estará diretamente relacionado ao seu patrimônio e todo o custo que a igreja tem para manter o clero?
Como se daria a partilha dos dízimos dos fiéis?
Os padres poderão, então, ter outra fonte de recursos para educar e alimentar seus filhos e esposa?
Talvez fique até mais barato do que os processos que, provavelmente, virão neste momento em que as sociedades do mundo desenvolvido começam a ter consciência de que devem cobrar pelos erros cometidos pelos clérigos.
Fica a pergunta.

4 comentários:

Abreu disse...

Por que padres e freiras não podem casar? Não acho isso bom. O ser humano, como todo animal, tem suas "necessidades da carne". Não sou praticante religioso e posso não ser, por isso, bem aceito para palpitar, mas, pessoalmente, não vejo razões para o celibato.

Anônimo disse...

Há algum tempo já tinha esta idéia, por que eles não constituem família? Talvez assim acabariam ou diminuiriam os casos de homossexualismo e pedofilia na igreja.

Anônimo disse...

Padre também é gente,e como tal tem necessidades humanas, assim, como as freiras.
A primeira oração,pode parecer que está plagiando o ex Rogério Magri, mas não é.E na vírgula depois do assim, foi brincadeira,tiro a vírgula.
Esses mal entendidos seriam superados, se todos nesse mundão de Deus levassem vidas normais, formando familias e tendo filhos.
Deus tem filho e mandou-o aqui, neste vale de lágrimas.

Anônimo disse...

Eis os típicos comentários masculinos que sómente versam em torno do "sexo"...
Vcs homens já pararam prá pensar que todos temos escolhas nesta vida? Os que escolheram optar pelo celibato não foram iludidos, escolheram e se prepararam para isso.Os que não comungam com o celibato devem cair fora da escolha...Eles podem e devem...o pior somos nós que continuamos a votar em caras podres ...ano após ano e nào há justiça;nem a divina;que os faça cair fora!
Parem de pensar fálicamente e usem outro argumento...por favor...
Assina:Mamy