21 de abr. de 2008

A renegociação do tratado de Itaipu

O presidente eleito do Paraguai quer renegociar o tratado de Itaipu. Lula diz que não renegociará, e está certo. Mas é um direito do futuro presidente paraguaio ter esse desejo, como também é direito do Brasil desejar manter o contrato. Então façamos o seguinte: se ele deseja mesmo uma renegociação, e aumento dos valores transferidos àquele país, o Brasil poderia fazer umas continhas. Como a usina de Itaipu foi construída com endividamento público, o país vizinho deve entender também que as dívidas contraídas para a obra, os juros, e também os juros sobre eles, devem ser partilhados com nossos irmãos paraguaios. Outros componentes, como benefícios e danos causados pra cada população também deveriam ser computado.
Antes de aceitar a conversa, e qualquer argumento isso deveria ser colocado em discussão.

3 comentários:

ma gu disse...

Alô, Adriana.

Deixe o luguinho ler este post que a pretensão vai ficar voando entre comissões disso e daquilo (não seja maldosa), até acabar o mandato do 'hermano'...

Anônimo disse...

Prezada Adriana,
O infeliz está seguindo os passos do ditador chaves, do boliviano evo, e verei ainda o lula concordar que o custo é muito pequeno e vai pagar a energia mais cara para o novo presidente do Paraguai dizendo que devemos ajudar os países mais pobres. Não duvido muito.

Anônimo disse...

Mais um crime de lesa pátria a caminho.
O Berzoini em seu código de ética ... "deve criar condições que, democrática e estruturalmente, impeçam desvios que possam ameaçar nossa existência e a realização de nossos objetivos".
Esse código do PT, já desconfia que a onça pode querer beber água.
Podem tratar de arrumar dupla cidadania,não sei se o Berluscoso direitista vai aceitar esta escumalha para fazer concorrência lá no Coliseu.A alternativa é Cuba , descastrando do jeito que estão, só na Venezuela ou nas Farcs.