24 de abr. de 2008

Um presidente fraco e medroso

"Até os menores e mais pobres países da América do Sul: Bolívia e Paraguai, desafiam o Brasil, pois sabem que Lula, independente de sua popularidade, mostra-se fraco e acovardado em enfrentar situações que requeiram determinação.
Disso presidentes de folhetim tiram partido e tomam dinheiro do povo brasileiro, não bastasse do que já se apropriam os políticos governistas. O Presidente recém eleito do Paraguai, fez toda sua campanha posicionando-se contra o Brasil e já está mostrando ao que veio mesmo antes de tomar posse." (G.S.)

A Bolsa Vizinhos
Eliane Cantanhêde, na Folha de São Paulo.

A estratégia de Evo Morales na Bolívia deu certo e está se alastrando pela América do Sul. Contra o Brasil.
Morales mandou o Exército invadir as refinarias da Petrobras, e o que o Brasil fez? Ofereceu a outra face, negociou, cedeu. Faltou uma crítica dura à invasão, antes de ceder.
Agora, o ex-bispo Fernando Lugo (foto) vence as eleições presidenciais no Paraguai e vai logo avisando que vai rediscutir com o Brasil o Tratado de Itaipu, que só vence em 2023. Já está decidido: o Brasil não vai rever o tratado em si, mas aceita sentar e renegociar os preços que paga ao parceiro pela energia excedente, além de criar programas de financiamento para uma linha de transmissão da usina até a capital Assunção.
E a mais recente novidade é a informação publicada pelo repórter Mauro Zafalon na Folha: a Argentina voltou a suspender as exportações de trigo para o Brasil. O anúncio deixa a indústria brasileira de cabelo em pé, mas o mais importante é que os consumidores --eu, você, ele, nós todos-- é que vamos pagar a conta. Pãozinho vai virar artigo de luxo.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Nunca se viu nesse pais" tanta incompetência... e um governo se APEQUENAR e se CURVAR tanto, deixando de defender os interesses do povo brasileiro das atitudes estúpidas, mas firmes, de alguns boçais de paises vizinhos.

Esse, aliás, é o verdadeiro sentido da sigla PAC, do (des)governo lula-pt:
PAC - PROGRESSIVO APEQUENAMENTO "CURVATÓRIO"

A continuar assim... até 2010, vamos acabar pagando aos holandeses por os termos expulsado quando invadiram o Brasil!

Esse é que é o verdadeiro "socialismo petista"!

Anônimo disse...

O INIMPUTÁVEL faz da Presidência da República uma casa da mãe Joana.

Internamente, a bandalheira que o Ministro do STF expôs clara e didaticamente em sua posse.

Externamente, também.

Incrível, que determinadas instituições respeitadas, Itamaraty neste caso, assistam a tudo isso caladas.