16 de mai. de 2008

Um ministro confuso, que não se sabe a que veio

Por Giulio Sanmartini

Em novembro de 2005, o dito filósofo Roberto Mangabeira Unger, deu a seguinte declaração: “O governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Afirmo ser obrigação do Congresso Nacional declarar prontamente o impeachment do presidente”.
Todavia o gosto pelo poder falou mais alto, pois aceitou ser ministro de Lula em junho de 2007. Colocando-se no mesmo balaio de sem vergonhas onde está o presidente da República e um bando de seus asseclas.
Os petista tem a mania de criar cargos com pomposos nomes, complicadas siglas e funções indefinidas. A Secretaria Especial de Assuntos a Longo Prazo do governo federal, SEALOPRA, inventada para Unger não fugiu à regra.
Sua confusa posse foi adiada três vezes. Parece, que na época, Lula adiou o máximo possível a nomeação, para ver se conseguia livrar-se dele, mas por arranjo político, teve que engoli-lo.
Nesse momento criou-se a sua primeira confusão, que foi com o coronel Oswaldo Oliva Neto, secretário-geral do NAE (Núcleo de Assuntos Estratégicos), pediu demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Oliva Neto ficou contrariado com a escolha de Roberto Mangabeira Unger para a Secretaria Especial de Planejamento Estratégico, que englobará o NAE.
Desde o tempo em que o NAE esteve sob comando de Luiz Gushiken, Oliva Neto trabalhou num projeto de longo prazo para o país, com metas para o ano de 2022, bicentenário da Independência.
Outro rolo, por mais que seja negado, Mangabeira foi um dos pivôs do pedido de demissão de Marina Silva.
Por último, ontem, rádio BandNews FM, o ex-governador do Acre Jorge Viana (PT), que recusou o convite de Lula para substituir Marina Silva como ministro do Meio Ambiente, declarou: "Foi uma barbeiragem" [de Lula] a designação de Mangabeira Unger, ministro da Seecretaria Especial de Ações de Longo Prazo, para coordenar o Programa Amazônia Sustentável (PAS).
E finalizou:
- Respeito muito o ministro Mangabeira Unger, ele é professor de Harvard, o professor dos professores, mas em matéria de Amazônia eu acho que ele é aluno.
Nisso tudo, Mangabeira Unger , quase um ano depois de sua nomeação, parece que nem ele sabe a que veio.

(*) Foto: presidente Lula e Mangabeira Unger

Um comentário:

ma gu disse...

Alô, Giulio.

Ele não precisa saber muito. Basta saber que faz parte do que ele mesmo declarou: O governo mais corrupto da história nacional.
É só um problema de ética.
Ou melhor, de falta dela.