27 de fev. de 2007

CHOPE? NÃO TEM!

Por Giulio Sanmartini

Existem cervejarias históricas no Brasil, o Bar Brahma na av. São João em São Paulo, o Pingüim (antigo) em Ribeirão Preto (SP), mas nada pode se comparar ao Bar Luiz do Rio de Janeiro. Em janeiro desse ano comemoraram seus 120 anos, mas não é bem assim. O Bar Luiz, não é só seu magnífico chope ou sua salada de batas, inimitável e antológica, mas também faz parte importante de sua magia a localização na rua da Carioca 39. Ninguém poderá imaginar que já tenha sido em outro lugar, certo?
Pois é o Bar Luiz foi para esse endereço justamente no dia 23 de fevereiro 1926, portanto o considero com 81 anos.
Mas não é sobre isso que quero falar, a história que seguirá é verdade e tenho testemunhas.
Em 1998, levei minha mulher para conhecer o Brasil, durante os dois anos que já convivíamos falava muito do Rio de minha vida passada por esses lado. Portanto fazia parte de meus casos o Bar Luiz.
Chegamos numa sexta feira e fiquei na rua Inhangá (Copacabana), assim no sábado de manhã, acompanhado por um amigo, fui mostrar a minha mulher a parte histórica do centro da cidade. Perto de meio dia estávamos no Luiz e fui logo pedindo.
- Três saladas de batas e três shinits na pressão.
Notei que o garçom estava meio encabulado, mas diante de meu olhar tomou coragem e disse:
- Doutor desculpe, mas não tem chope, acabou ontem e o de hoje a Brahma ainda não entregou.
Tive uma ataque de risos, talvez nós três tenhamos sido os únicos dos milhões de pessoas que por ali passaram e chegaram quando o chope estava em falta.
O garçom descontraiu-se, se propôs a ir no boteco enfrente comprar algumas latas de cerveja e nos convidou para passar mais tarde que a casa nos ofereceria o seu famosos chope e assim foi feito.
Nesse retorno ele presenteou minha mulher com a plaquinha de acrílico da mesa 01, o grande troféu dessa primeira viagem e também resultou a fotografia acima que passou a fazer parte do acervo do Bar Luiz

Nenhum comentário: