Chamou-me a tenção a nota acima publicada na revista Veja (n° 2000 – seção Veja essa), sobre o estado de alguns prédios de Brasília, que apresentam uma fadiga de material precoce.
O Panteão da Pátria com 21 anos inaugurado em 1986; a Catedral em 1967,com 40 anos; o Teatro Nacional em 1981, com 26 anos e o Palácio dos Arcos (Itamaraty) também em 1967.
Casa onde moro aqui em Belluno tem 4 andares e foi construída no século XVI e as centenas de prédios da parte históricas são em grande parte entre os séculos XV e XVI. Passaram por inúmeros terremotos de maior e menor intensidade, diversas guerras e sem qualquer manutenção especial, estão aí mesmo.
No Brasil, esquecendo a parte colonial, vamos a um dos bairros mais famoso. do mundo, Copacabana. Prédios que foram levantados desde os anos 1920, também sem manutenção especial estão aí mesmo firmes e fortes.
O que teria acontecido com Brasília? Mesmo sem ser especialista no assunto, pode-se deduzir que ou foram projetos errados, ou construções com materiais inadequados, usados desonestamente durante a construção da cidade a toque de caixa. O mais provável é que a causa dessa degradação seja ao somatório desses dois fatos.
E tudo fica por isso mesmo, uma vez que o contribuinte paga e não chia. (G.S.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário