8 de abr. de 2007

Racismo?

Em 2003, o professor José Vicente (foto) criou, em São Paulo, a Unipalmares, a primeira universiade do país direcionada para negros. No mês passado, inaugurou seu segundo campus. Parte da obra foi bancada por Itaú, Nestlé, Coca-Cola, Bradesco, Santander e HSBC. Cada uma dessas empresas pagará, anualmente, 120.000 reais para exibir sua marca nas salas de aula. A idéia foi copiada da Fundação Getulio Vargas. Na Unipalmares, 87% dos alunos são negros ou pardos.
Fico imaginando se alguém fizer uma Faculdade direcionada para os brancos, onde 87% das vagas fossem ocupadas por os desta raça. Certamente seriam acusados de racismo pela ministra da Igualdade Racial, a racista Matilde Pereira.
Vale uma pergunta: na Unipalmares existem cotas para os brancos?
Sou totalmente favorável à proteção das minorias, mas sem demagogia e nem sendo politicamente babaca, pois se assim o for, qualquer iniciativa perderá a seriedade e os preconceitos continuarão, ou de um lado ou do outro. (G.S.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamento com tudo que foi dito na nota sobre o racismo. Só tenho uma pergunta: No ministério da igualdade racial, dirigido pela ministra Matilde Pereira, quantos "Brancos" trabalham lá?

Abraços

Anônimo disse...

Já vi muito pardo ou mulato se declararem BRANCOS CAUCASIANOS, ou LATINOS, por vergonha de serem negros.
Racismo eu conheço sim, só dos carecas do ABC e dos líderes negros carreiristas, tão radicais, os segundos, quanto os primeiros.