30 de abr. de 2007

"Urriqueine"



No bairro do Rio de Janeiro onde eu morava no Rio de Janeiro, nos anos 1950, havia um senhor nascido em Trás os Montes, que atendia pelo nome de Dias e ficara rico como construtor. Um dia resolveu conhecer Nova York e deslumbrou-se o com os prédios que viu, especialmente com o Empire State Building, na época o mais alto do mundo. Quando voltou resolveu construir no tal bairro, onde só tinham casas o primeiro edifício. Tinha 5 andares e, pasmem, elevador. Mandou fazer em latão o nome do prédio e o colocou logo na parede da entrada: Edifício Building.
Eu que começara a estudar inglês perguntei ao seu Dias o porque daquele nome
- É o sobrenome do “estopoiri” do “imperadoiri” americano.Estate Buldíngui (leia-se como está escrito). Não ficou bonito? – completou Dias.
Pois é, os grande furacões do mundo tem nome, os piores de 2005 foram o Katrina e o Rita, outros também tiveram sua força: Arlene, Emily, Ophelia, Wilma, e alguns menos votados.
A ação da Polícia Civil em desbaratar a quadrilha de desembargadores, promotores, delegados, bicheiros envolvidos no bingo teve já no início o confuso nome em inglês Hurricane, mas está se tornando mas confusa pela intervenção corporativista do poder Judiciário. Portanto, já que os furacões tem nome, sugiro que a operação passe a se chamar Furacão “Urriqueine”. (G.S.)

Nenhum comentário: