3 de mai. de 2007

Como Processo Eleitoreiro: Um Verdadeiro Sucesso

Por Giulio Sanmartini

Ontem escrevi em – Memórias de um Governo Desonesto -2 - sobre o sombrio futuro do programa Fome Zero. Hoje recebo a informação, que em Porto Alegre (RS) desde dezembro, 2,6 mil famílias não estão recebendo a Cesta Básica.
As parcerias que ofereciam os alimentos foram desistindo até a interrupção total do sistema.
Nos próximos dias, o programa receberá 63,5 toneladas de alimentos, 24 kg por família, se partirmos para um família mínima, composta de 3 pessoas, a comida seria suficiente somente para 16 dias . Além do mais trata-se de um fornecimento emergencial, que não garante a continuidade do fluxo.
Esse fato resulta de um erro na mudança do programa Bolsa Família, implantado pelo governo anterior,que através de cartão magnético, o beneficiário poderia sacar em espécie no banco o que lhe era destinado, que é a forma mais rápida e eficiente de fazer a comida chegar no prato dos desvalidos.
Mas numa demagogia eleitoreira Lula resolveu que seria distribuída comida, um processo que entre outras desvantagens, tem custos maiores..
Do ponto de vista de praticar um política anacrônica de trocar comida por votos, a coisa deu certo, haja vista a reeleição de Lula sem que tenha apresentado feitos administrativos de governo.

Nenhum comentário: