Por Giulio SanmartiniJá contei outras vezes sobre a pluri-centenária praça do Mercado aqui em Belluno e do Bar da calipígia Kátia.
Todas as cidades do mundo tem seu louco e seu bêbado e o lugar aqui pertence a uma só pessoa, Pino Nhoc.
No prédio do Montepio, que fica ao lado do bar, existe a Instituto Histórico da Resistência. É uma entidade que arquivou um grande números de documentos relativos à resistência”belunese” contra o Nazi-Fascismo. Seus sócios, são em grande maioria velhos comunistas e como não podia deixar de ser, muito bem aposentados como funcionários públicos.
Mas para contrariar, tem um de direita, que se diz fã de Mussolini só para poder sacanear os outros. Aliás essa é sua atividade preferida e a faz muito bem, haja vista que além de inteligente tem uma belíssima cultura.
O assunto preferido da turma da esquerda é falar mal dos Estados Unidos e de tudo que vem de lá. Mas Giuseppe (esse é nome do sacana) sempre tem como rebater e no mínimo encerra a conversa dizendo algo assim.
- Tudo bem os americanos são todos uns filhos da puta, mas se não fosse o plano Marshall, vocês nem merda teriam para comer. – normalmente diz isso ao sair encerrando o papo.
Hoje pela manhã lá estava ele, com seu copo de vinho e o comunista que escolhera para Cristo. Pino Nhoc, ao lado observava tudo. A discussão ficou acalorada, Giuseppe e seu interlocutor já não conversavam, gritavam, mas num momento o comunista se acalmou e fez a seguinte pergunta:
- Então me diz, por que aquele filho de um corno do Bush invadiu o Afeganistão?
Giuseppe ficou sem resposta, mas foi imediatamente socorrido por Pino Nhoc, que disse:
- Ora, é que ele quis começar por ordem alfabética.
(*) na foto um miliciano taleban do Afeganistão
Nenhum comentário:
Postar um comentário