25 de jan. de 2008

Os consumidores não acreditam

Os consumidores brasileiros estão menos otimistas em relação aos próximos meses. É o que indica a queda de 2,6% no Índice de Confiança ao Consumidor (ICC), elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado nesta quinta-feira.
O índice, que registrava 120,3 pontos em dezembro, passou para 117,2 este mês. A baixa é devida, em especial, a um dos cinco componentes da sondagem – o Índice de Expectativas, que caiu 4,4%. A coleta dos dados ocorreu entre 28 de dezembro de 2007 e 21 de janeiro de 2008, numa amostra de 2.000 domicílios em sete capitais.
O índice da Situação Atual avançou 0,5% sobre dezembro, alcançando um recorde histórico com 122,3 pontos. Isso significa que, em janeiro, os consumidores avaliaram melhor o cenário econômico da cidade em que vivem. A parcela dos que consideraram a situação estável manteve-se praticamente o mesmo, 19,3%, e dos que consideraram ruim caiu de 32,5% para 29,3%. No entando, para os próximos meses, a parcela da população que acredita em uma melhora da situação econômica caiu de 27,6% para 25,8%. A dos que prevêm uma piora aumentou de 8,8% para 1,8%.
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