21 de jul. de 2007

Relato de quem viu a tragédia de perto

Infelizmente o acidente ocorreu na frente de nosso escritório, pois ficamos na Avenida dos Imarés, de frente com a cabeceira da pista principal. Naquela tarde noite, estávamos na sala da frente do escritório eu e outra pessoa que trabalha na empresa, quando ouvimos um ronco muito forte, diferente dos ruídos normais que os aviões fazem aqui, num incansável sobe e desce de aeronaves o dia todo, esse ruído hoje analisando friamente, foi o ruído da morte, pois nunca ouvi um ruído como esse em seguida ouvimos um barulho que estremeceu os caixilhos de vidro da empresa, foi quando olhamos pela janela e vimos o Airbus caído ao lado do prédio da TAM que em seguida explodiu em chamas.
Ficamos ali perplexos, sem saber a certo o que houve, pegamos o binóculo e nos demos conta do que havia ocorrido. Caíra um Airbus da TAM. No prédio da TAM Express, era um corre-corre, pessoas fugindo do fogo, outras ajudando outras e nós olhando pelo binóculo a cena de horror. Os bombeiros chegaram rápido, cerca de 3 minutos após o avião cair e pegar fogo os bombeiros do aeroporto estavam chegando ao local. O fogo espalhou-se rapidamente por toda aquela área, foi horrível essa cena.
Hoje, mais calmo analisamos o ruído que ouvimos do avião e nos pareceu que ele estava tentando decolar quando ele virou para esquerda e foi de encontro ao prédio da TAM, se não tivesse virado teria atravessado a Avenida dos Bandeirantes e cairia sobre as casas se não viesse cair em nossa garagem.
Sabe, viajo muito de avião para o Sul e para o Centro-Oeste, estou acostumado a pousar em Congonhas de Airbus e Boeing e sempre notei que o Airbus demora mais a parar do que o Boeing da Gol, principalmente os 737-800. De nossa empresa ouvimos os aviões o dia todo no sobe e desce, você se acostuma com os ruídos dos Airbus, Boeing´s e Foker assim, qualquer ruído anormal nos chama atenção e o Airbus que caiu fez um ruído diferente.
Acho eu, que as autoridades responsáveis deste País, deveriam tirar definitivamente os aviões "grandes", Boeing,Airbus e Foker daqui e transferi-los para Guarulhos e ficar em Congonhas somente a aviação de terceiro nível, querendo ou não o poder financeiro deste Pais, pois estamos só aguardando o próximo "acidente" que vai fatalmente ocorrer em Congonhas.

Saiba você que nós aqui estamos realmente tristes com a cena de horror que vimos, e a cena que se vê hoje no prédio da TAM, só os escombros do que há alguns dias era um modelo de atendimento para quem tinha pacotes para despachar com urgência para algum local do Brasil, funcionários que só de olhar para os mesmos você tinha certeza de eram felizes por trabalhar ali, eu mesmo despachei muitas encomendas ali, hoje veja o que restou...nada...só lembranças tristes.

Maricelio Calze


Se você, assim como o Maricelio, viu o acidente, envie seu relato para avandoni@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Está todo mundo, querendo acabar com Congonhas e gastar uma nova fortuna para se construir um novo aeroporto, sejamos sensatos: Não seria muito mais barato ampliar Congonhas ? Desapropriar uma faixa de 200 a 300 metros nas laterais do aerporto, fazer uma grande área de escape e também aumentar as pistas em até 1000 metros.
Para a engenharia, nada é impossível, agora fazer um novo aerporto, construir um trem bala, etc, etc é uma grande estupidez.

Acredito que a vizinhança de Congonhas ficaria muito agradecida se fossem indenizados em um valor justo pelas suas propriedades, podendo se mudar para outros locais.

Pensemos nisto...