Por Giulio Sanmartini
Mesmo faltando espaço, o caos aéreo continua a aumentar e cada dia pior. Ontem mesmo aconteceu um de proporções bíblicas e como sempre dá-se uma desculpa cada vez mais esfarrapada, desrespeitando a inteligência do cidadão contribuinte. Dessa vez a culpada foi a chuva.
As demonstrações de descaso e incompetência acentuaram-se depois o acidente com o Airbus da Tam (17/7) que deixou algo como 200 mortos.
Ninguém mais se entende, o presidente da República homiziou.-se na covardia do medo de levar mais uma vaia, o responsáveis pelo ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica, a diretoria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroviária – Infraero e da Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC, batem cabeça como um bando de bêbados querendo ir para rumos diferentes ao mesmo tempo.
As providências retóricas tomadas pelo governo em inúmeras infindáveis reuniões, disseram tantas besteiras que acabaram fazendo o que não queriam: reconhecer a culpa, ou pelo menos a parte mais importante desta.Por que somente agora passaram a fechar o aeroporto nos dias de chuva, pois a pista se torna impraticável? ou limitar o preso das aeronaves?.
O presidente da República em mais uma de suas insanidades demagógicas resolveu imediatamente problema e anunciou com todas as pompas e circunstâncias, que mandou construir mais um aeroporto em São Paulo. Ora, os problemas precisam de uma solução imediata, para ontem, quanto tempo levará fazer um novo aeroporto? até lá como é que fica? Vale dizer que Lula fora avisado em 2003, pelo então ministro da defesa José Viegas, que este caos aéreo era esperado, mas ele ignorou o aviso e foi empurrando com a barriga.
Nessa sexta-feira (20/7) o sistema Cidacta 4 entrou em pane, durante horas o sistema aéreo do Brasil parou, até aviões que vinham do exterior voltaram à origem.
Inicialmente a Aeronáutica aventou a hipótese de poder ter sido uma sabotagem. Diante da revolta dos controladores vôo, concluiu que a causa fora um eletricista que inserira erradamente uma tomada e causara um curto circuito.
Um deputado membro da Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão, deputado Efraim Filho (DEM-PB) que acompanha em Washington (EUA) o trabalho de perícia na caixa-preta da aeronave disse que as investigações apontam até agora que o piloto tentou frear a aeronave em vez de arremetê-la.
"Ao terminar a pista, a aeronave teve uma trajetória elíptica. Não há nada que indique que ela tinha potência para decolar, nenhum dado na caixa-preta que diga que o piloto tentou retomar a velocidade", afirmou.
A Aeronáutica negou o fato, ao que tudo indica o deputado deu uma informação precipitada e sem confiabilidade.
De real a essa altura temos o caos e a pista principal do aeroporto Congonhas que continua interditada, mesmo tendo a Infraero anunciado que esta seria reaberta hoje.
Nessa mixórdia aparece ainda uma nota publicada em jornal eletrônico: "AIRBUS DA TAM: RODADO PELO MUNDO Arrendado pela TAM em 27 de dezembro de 2006, o Airbus A320-233 que caiu em Congonhas, matando mais de duzentas pessoas, aparece aqui (foto), com a bandeira da Pacific Airlines, num aeroporto asiático, em 2004, após voar pela Taca, de El Salvador, que o comprou novinho em 1998. Entre 20 de outubro e 26 de dezembro do ano passado, foi operado pela Pegasus Aviation, dos Estados Unidos, com o prefixo original N454TA. No dia seguinte, passou à frota da TAM.” Tudo bem, mas não se diz qual a importância desse fato, em que poderia ter causado o acidente.
Não se trata de defender a TAM, mas se tiver culpa essa tem que ser divulgada de forma séria, não levianamente e com cheiro de velhacaria insidiosa, fatos como esse só conseguem desacreditar a imprensa.
Mesmo faltando espaço, o caos aéreo continua a aumentar e cada dia pior. Ontem mesmo aconteceu um de proporções bíblicas e como sempre dá-se uma desculpa cada vez mais esfarrapada, desrespeitando a inteligência do cidadão contribuinte. Dessa vez a culpada foi a chuva.
As demonstrações de descaso e incompetência acentuaram-se depois o acidente com o Airbus da Tam (17/7) que deixou algo como 200 mortos.
Ninguém mais se entende, o presidente da República homiziou.-se na covardia do medo de levar mais uma vaia, o responsáveis pelo ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica, a diretoria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroviária – Infraero e da Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC, batem cabeça como um bando de bêbados querendo ir para rumos diferentes ao mesmo tempo.
As providências retóricas tomadas pelo governo em inúmeras infindáveis reuniões, disseram tantas besteiras que acabaram fazendo o que não queriam: reconhecer a culpa, ou pelo menos a parte mais importante desta.Por que somente agora passaram a fechar o aeroporto nos dias de chuva, pois a pista se torna impraticável? ou limitar o preso das aeronaves?.
O presidente da República em mais uma de suas insanidades demagógicas resolveu imediatamente problema e anunciou com todas as pompas e circunstâncias, que mandou construir mais um aeroporto em São Paulo. Ora, os problemas precisam de uma solução imediata, para ontem, quanto tempo levará fazer um novo aeroporto? até lá como é que fica? Vale dizer que Lula fora avisado em 2003, pelo então ministro da defesa José Viegas, que este caos aéreo era esperado, mas ele ignorou o aviso e foi empurrando com a barriga.
Nessa sexta-feira (20/7) o sistema Cidacta 4 entrou em pane, durante horas o sistema aéreo do Brasil parou, até aviões que vinham do exterior voltaram à origem.
Inicialmente a Aeronáutica aventou a hipótese de poder ter sido uma sabotagem. Diante da revolta dos controladores vôo, concluiu que a causa fora um eletricista que inserira erradamente uma tomada e causara um curto circuito.
Um deputado membro da Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão, deputado Efraim Filho (DEM-PB) que acompanha em Washington (EUA) o trabalho de perícia na caixa-preta da aeronave disse que as investigações apontam até agora que o piloto tentou frear a aeronave em vez de arremetê-la.
"Ao terminar a pista, a aeronave teve uma trajetória elíptica. Não há nada que indique que ela tinha potência para decolar, nenhum dado na caixa-preta que diga que o piloto tentou retomar a velocidade", afirmou.
A Aeronáutica negou o fato, ao que tudo indica o deputado deu uma informação precipitada e sem confiabilidade.
De real a essa altura temos o caos e a pista principal do aeroporto Congonhas que continua interditada, mesmo tendo a Infraero anunciado que esta seria reaberta hoje.
Nessa mixórdia aparece ainda uma nota publicada em jornal eletrônico: "AIRBUS DA TAM: RODADO PELO MUNDO Arrendado pela TAM em 27 de dezembro de 2006, o Airbus A320-233 que caiu em Congonhas, matando mais de duzentas pessoas, aparece aqui (foto), com a bandeira da Pacific Airlines, num aeroporto asiático, em 2004, após voar pela Taca, de El Salvador, que o comprou novinho em 1998. Entre 20 de outubro e 26 de dezembro do ano passado, foi operado pela Pegasus Aviation, dos Estados Unidos, com o prefixo original N454TA. No dia seguinte, passou à frota da TAM.” Tudo bem, mas não se diz qual a importância desse fato, em que poderia ter causado o acidente.
Não se trata de defender a TAM, mas se tiver culpa essa tem que ser divulgada de forma séria, não levianamente e com cheiro de velhacaria insidiosa, fatos como esse só conseguem desacreditar a imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário