17 de ago. de 2007

Casagrande diz que Renan já foi condenado

Do pnbonline

O senador Renato Casagrande (PSB/ES), relator do Conselho de Ética do Senado, que apura as denúncias contra o colega Renan Calheiros (PMDB), disse que Renan já foi condenado pela opinião pública.
“Se Renan for absolvido pelo Senado, vai se fortalecer, mas com isso enfraquece a instituição”, comentou, durante o lançamento do Bloco de Esquerda, nesta quinta-feira (16/08), em Cuiabá.
Casagrande, diz que Renan deve ser ouvido pelo Conselho de Ética na próxima semana, na quinta ou sexta-feira. Mas o mais esperado é o envio do material da perícia, pela Polícia Federal, que deverá responder a 30 itens formulados pelos senadores.
Casagrande diz que as respostas que podem determinar a culpabilidade de Renan frente às denúncias de que teria usado dinheiro de empreiteiras para pagar contas pessoais virão no levantamento da evolução patrimonial do senador. Outro item trata das operações de compra e venda de gado executadas por ele.
O relator assegura que não existe nada de concreto em relação as notícias de que os aliados do governo estariam preparando uma “saída honrosa” para Renan. “São apenas comentários de gabinetes que chegam à imprensa. Não há nenhum movimento articulado para isso. A saída do senador Renan depende exclusivamente da decisão pessoal dele”, disse Casagrande.
A expectativa, caso a perícia da PF seja entregue no prazo e o senador Renan Calheiros faça seu depoimento, é concluir o processo e relata-lo até final de agosto. Mas seja qual for o resultado deste processo, outros dois já foram instaurados contra Renan, e terão continuidade.
Enquanto isso a possibilidade de haver votações é reduzida, dependendo de acordo do governo com a oposição. Esta semana, exemplifica Casagrande, não houve votações. Existem pelo menos três Medidas Provisórias a serem votadas com caráter de urgência, incluindo a da CPMF.

Nenhum comentário: