29 de ago. de 2007

Desdo o Início, Um Governo de Ladrões

COMO TUDO COMEÇOU


Por Giulio Sanmartini

A apuração de supostas fraudes em licitações e contratos nos Correios está em descompasso com a investigação do caso do mensalão, que veio à tona com o vídeo gravado em 2005 no qual Maurício Marinho, então diretor de Contratação e Administração de Material da estatal, aparece recebendo R$ 3 mil (foto). Deu origem ao mensalão.

E CONTINUOU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve desde sua posse o que se chamou "Núcleo Duro”, era quem na realidade governava, fazendo e acontecendo.
Esse núcleo era composto pelo grande boss ministro chefe da Casa Civil, deputado José Dirceu, pelo ministro da Secretaria de Comunicação do Governo Luiz Gushiken e pelo ministro da Fazenda Antonio Palocci.
José Dirceu deixou o cargo após ser acusado de comandar o esquema do mensalão.(2005)
Luiz Gushiken, perdeu o status de ministro do governo e tornou-se subordinado à Casa Civil de Dilma Roussef. A medida foi tomada depois de a situação dele no governo se tornar insustentável pela proliferação de denúncias. A gota d'água foi a revelação de que a empresa Globalprev, da qual Gushiken era sócio, assistiu a um salto no faturamento desde que o ex-associado migrou para Brasília. A acusação somou-se às denúncias do aumento da publicidade da revista de um cunhado e da influência do então ministro em fundos de pensão. (2006)
Antonio Palocci não resistiu à sucessão de denúncias. Ex-prefeito de Ribeirão Preto, Palocci começou a ser alvo de denúncias (2005). O ex-secretário de Governo de Palocci Rogério Buratti afirmou que o ministro recebera propina de R$ 50 mil por mês da empresa Leão Leão, que era responsável pela coleta de lixo na cidade.
A situação piorou depois de ser revelado que Palocci freqüentara a casa onde ex-assessores faziam negócios irregulares em Brasília, sem contar as orgias onde reinavam mulheres pagas por lobistas. E se tornou insustentável depois da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. (2006)
Corrupção ativa; Formação de quadrilha e Luiz Gushiken: Peculato. Palocci passou ao lado desse escândalo e conseguiu eleger-se deputado, pouco para quem tinha grandes pretensões.
O “Núcleo Duro” esfacelou-se irremedivelmente e não tem Viagra que de jeito.

Nenhum comentário: