Por Giulio Sanmartini
Ontem leio na manchete de primeira página de um grande jornal paulista: CAIXA-PRETA DO AIRBUS DA TAM INDICA FALHA DO PILOTO, na seqüência da matéria a coisa muda um pouco
(…)erros teriam ocorrido na operação de um dos manetes (as alavancas de controle das turbinas), colocado em posição incorreta antes do pouso e no momento da aterrissagem.
Quer dizer que o verbo TER é usado no futuro do pretérito, isto é condicional, o que torna enganosa a manchete. O dialogo da caixa preta que foi divulgado é o seguinte:
- Reverso número um apenas.
- Spoilers (freios aerodinâmicos) nada.
- Ai.
- Olhe isto.
- Desacelera, desacelera.
- Eu não consigo, eu não consigo.
- Oh, meu Deus, oh, meu Deus
- Vai, vai, vira, vira, vira.
Barulhos de batida.
- Oh, ah, não.
Portanto nada pode levar a pensar que o culpa tenha sido dos pilotos, o motivo foi uma mistura explosiva onde entram os pilotos, equipamentos falhos, condições precárias da pista, além disso problemas mecânicos.
Não pode ser descartado de forma alguma a condição da pista, já provocara no dia anterior uma derrapagem, sem conseqüências pois se tratava de um avião de menor porte. No dia do acidente um fiscal designado pela Infraero (empresa estatal que administra os aeroportos) para vistoriar a pista principal do aeroporto de Congonhas, nem desceu do carro para fazer a inspeção. O fiscal Agnaldo Molina Esteves fez três ziguezagues com o carro na pista e não visualizou nenhuma poça ou lâmina d'água. Seu relato fez a pista do aeroporto ser liberada minutos depois. A pista ficara 20 minutos fechada e foi aberta uma hora 20 antes do pouso fatal do Airbus.
A falta de grooving na pista teve importância sim, caso assim não fosse porque ele começou a ser feito logo depois do acidente? (foto)
Quanto à culpa dos pilotos diz o ex-diretor da Associação dos Pilotos da Transbrasil e ex-piloto, Walter Chagas, que trabalhou cerca de 20 anos com o comandante Henrique Stephanini Di Sacco do vôo JJ 3054 da TAM: "É muito difícil acreditar na culpa desses dois pilotos. Eles foram vítimas, com certeza, de algum fato, de alguma coisa que levou a essa situação. Eles foram levados e não levaram a isso, porque havia uma deficiência pendente [o reverso direito inoperante]." Fica fácil colocar levianamente a culpa nos pilotos que não podem mais se defender e assi fica todo mundo com o galho quebrado, especialmente o governo.
Jamais nesses três anos fiz críticas a qualquer jornal, não por corporativismo, mas porque não vi a necessidade. Contudo não se faz bom jornalismo induzindo o leitor a equívocos. É esse tipo de imprensa que permite a amorais tipo Ricardo Berzoini criticá-la com um todo.
Ontem leio na manchete de primeira página de um grande jornal paulista: CAIXA-PRETA DO AIRBUS DA TAM INDICA FALHA DO PILOTO, na seqüência da matéria a coisa muda um pouco
(…)erros teriam ocorrido na operação de um dos manetes (as alavancas de controle das turbinas), colocado em posição incorreta antes do pouso e no momento da aterrissagem.
Quer dizer que o verbo TER é usado no futuro do pretérito, isto é condicional, o que torna enganosa a manchete. O dialogo da caixa preta que foi divulgado é o seguinte:
- Reverso número um apenas.
- Spoilers (freios aerodinâmicos) nada.
- Ai.
- Olhe isto.
- Desacelera, desacelera.
- Eu não consigo, eu não consigo.
- Oh, meu Deus, oh, meu Deus
- Vai, vai, vira, vira, vira.
Barulhos de batida.
- Oh, ah, não.
Portanto nada pode levar a pensar que o culpa tenha sido dos pilotos, o motivo foi uma mistura explosiva onde entram os pilotos, equipamentos falhos, condições precárias da pista, além disso problemas mecânicos.
Não pode ser descartado de forma alguma a condição da pista, já provocara no dia anterior uma derrapagem, sem conseqüências pois se tratava de um avião de menor porte. No dia do acidente um fiscal designado pela Infraero (empresa estatal que administra os aeroportos) para vistoriar a pista principal do aeroporto de Congonhas, nem desceu do carro para fazer a inspeção. O fiscal Agnaldo Molina Esteves fez três ziguezagues com o carro na pista e não visualizou nenhuma poça ou lâmina d'água. Seu relato fez a pista do aeroporto ser liberada minutos depois. A pista ficara 20 minutos fechada e foi aberta uma hora 20 antes do pouso fatal do Airbus.
A falta de grooving na pista teve importância sim, caso assim não fosse porque ele começou a ser feito logo depois do acidente? (foto)
Quanto à culpa dos pilotos diz o ex-diretor da Associação dos Pilotos da Transbrasil e ex-piloto, Walter Chagas, que trabalhou cerca de 20 anos com o comandante Henrique Stephanini Di Sacco do vôo JJ 3054 da TAM: "É muito difícil acreditar na culpa desses dois pilotos. Eles foram vítimas, com certeza, de algum fato, de alguma coisa que levou a essa situação. Eles foram levados e não levaram a isso, porque havia uma deficiência pendente [o reverso direito inoperante]." Fica fácil colocar levianamente a culpa nos pilotos que não podem mais se defender e assi fica todo mundo com o galho quebrado, especialmente o governo.
Jamais nesses três anos fiz críticas a qualquer jornal, não por corporativismo, mas porque não vi a necessidade. Contudo não se faz bom jornalismo induzindo o leitor a equívocos. É esse tipo de imprensa que permite a amorais tipo Ricardo Berzoini criticá-la com um todo.
2 comentários:
Também acho difícil esta de culpar os pilotos. É estranho um sistema computadorizado que não aceita que o avião está no solo, pousando, e não aciona os freios aerodinâmicos, não reduz a turbina cujo reverso estava travado, tudo porque um manete foi deixado em posição errada! Se este sistema é tão burro assim, a TAM deveria dar um treinamento muito específico para as tripulações que voam nestas bombas! Deu? ou mandou ler o manual? E agora, porque decidiu não fazer mais voos com o reverso travado? Se não tem risco...
bom... wu num acho q o grooving teve culpa... foi feito em seguida pela pressão publica...
a falta do grooving causaria oq? aquaplanagem? mas não a marca de aquaplanagem e outra: pelo que eu sei seria muito difícil algo perder o atrito em todos os pontos em contato com o chão ao mesmo tempo, pois só assim para deslizar em linha reta por quase toda a pista...geralmente a poça toma alguns pontos da pista e quando uma das rodas volta a ter atrito ela faz com que o veiculo rode (isso caso ele esteja freiando, o que era para estar acontecendo)....
Postar um comentário