7 de ago. de 2007

Um Novo General

Por Giulio Sanmartini

Nelson Jobim foi promovido a general de exército (quatro estrelas) e passou o fim de semana no Amazonas, em Manaus, visitando unidades militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e na região de Coari participando da Operação Solimões, que envolve 4.400 homens e terá duração de dez dias. Nesta operação, que unidades do fictício "exército verde" tentam recuperar parte do seu país que foi tomado. O País tomado, no entanto, é exatamente a área de Coari, no interior do Amazonas, onde há uma unidade de gás da Petrobrás.
Um junho desse ano a Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, aprovou uma promoção especial para o ex-capitão do Exército Carlos Lamarca, morto em 1971 quando tentava montar uma base da guerrilha do MR-8 na Bahia. Pela decisão da comissão, Maria Pavan Lamarca, viúva do ex-capitão, passará a receber uma pensão equivalente ao soldo de um general, que hoje está em torno de R$ 12,1 mil. O fato desagradou os militares, e com um jeito de vingança “promoveram o ministro e general honorário", algo que me lembra o menino do seriado Rin-Tin-Tin, que era,mais modesto, cabo honorário.
O ministro envergando o uniforme mimético com as insígnias do novo posto, faz recorda um filme muito parecido com esse que vi há alguns anos, o mocinho era Fernando Collor de Mello, mas morreu mais ou menos na metade.
Te cuida oh! Jobim, por enquanto do super ministro só se viu um tremendo oba! oba! sem qualquer mudança prática. Um dia faz e acontece para no dia seguinte desfazer e desacontecer. Assim a coisa não vai bem e desejada candidatura à presidência vai literalmente para o espaço?
(*) na foto a direita o detalhe das insignias dadas ao ministro.


Leia a matéria Ministério da Defesa

4 comentários:

Anônimo disse...

Quando acontece um fato desses, o Jobim usando farda quando,talvez nem tenha ido para o quartel, nós chamamos isso de PATACOADA.
Eta Brasil.... pobre povo.

Anônimo disse...

Avisos aos idiotas: O Ministro Jobim não foi promovido à General...
Esta prática está totalmente prevista na rotina militar... Trata-se de vestimenta adequada para fazer frente a qualquer eventualidade no campo de operações...
Isto acontece com profissionais outros e até com reporteres quando vão fazer trabalhar no meio militar...
Devemos considerar também que o Ministro Jobim é atualmente Ministro da Defesa.

Vamos parar com essa burrices!

Anônimo disse...

Seus cavalos e suas éguas burras:

O visitante mesmo não sendo militar deve vestir uniforme militar quandoo do deslocamento com as tropas. Isto está previsto.
É muito comum, seus tralhas ignorantes, um jornalista ou reporter a serviço na área militar, por exemplo, usar inclusive botas...
Quanto mais o Jobim, como Ministro de Defesa...
Parem com isto suas antas burras!

Anônimo disse...

Giulio Sanmartini,

Por favor não produza textos assim tão pobres e tão sem valor...
O que você diz não tem nada a ver com coisa nenhuma...
Jornalista também produz porcaria e tem dia que não conseguem nem raciocinar... Por favor poupe os leitores de porcarias assim...
Quando você não estiver inspirado escreva só naquela hora do WC e terminada a merda(o escrito) jogue tudo no lixo, viu?
Tenha dó!