2 de ago. de 2007

Vaia-Instrumento Democrático

Por Célio dos Santos - Pres. Dir. Munic. PSDB- VG

Acompanhei com estranheza a polemica gerada em torno de uma manifestação espontânea de cidadãos e cidadãs, militantes e não militantes partidários, que fazendo juízos pessoais da atuação do poder executivo federal, resolveram manifestar democraticamente seus descontentamentos com o chefe da nação, vaiando o Presidente Lula.
Sem duvida, a vaia é um instrumento democrático exercido pelo ser humano, que a utiliza como um meio de protestar contra alguém ou algo que discorda.
É assim quando ao assistir a um jogo de futebol do seu próprio time; o público vaia um treinador que escalou o time “errado”, o juiz que deixou de marcar uma falta e assim por diante.
Na política, qualquer ente público está sujeito a esse constrangimento, pois acima da sua vaidade pessoal está o clamor das ruas e seu momentâneo mandato foi concedido pelo voto popular.
No caso especifico da debatida vaia endereçada ao Presidente Lula, nos causou surpresa algumas manifestações de reprovação, sustentadas por argumentos contestáveis.
Ah. O Presidente vem trazer recursos para Mato Grosso. Como se fosse favor do Governo Federal destinar verbas oriundas de impostos pagos pelo povo para obras de interesse da sociedade.
Errado é ser conivente com tudo de errado que está acontecendo em nosso País. Como se fosse natural os escândalos do mensalão, sanguessugas, caos aéreo e muitas outras mazelas deste governo corrupto e incompetente.
Quanto ao envolvimento de militantes do PSDB-MT no referido protesto, considero mais que normal, para não dizer pertinente, pois foi por deliberação do povo brasileiro que os tucanos estão na oposição a mais de 5 anos.
Pelo que entendo de política, toda oposição tem que ser civilizada, ao contrario da que o PT praticou muitos anos com os Fora FHC, pixações, ovos podres e etc. Quem não se lembra das cenas deprimentes das agressões, físicas inclusive, praticadas por militantes do PT ao saudoso ex governador de São Paulo MARIO COVAS. Toda oposição tem que ser firme, cabendo aos partidos de oposição ser vanguarda e mostrar a verdadeira face dos que estão no poder. É natural mas condenável que quem esteja no poder procure desacreditar seus oposicionistas, mas a oposição tem o dever de mostrar para a população as mazelas do atual governo.
Para o bem da democracia e do país é preciso o contraponto e a vaia desperta e sensibiliza a população para uma reflexão.
Esse é o nosso papel.
Parabéns ADRIANA VANDONI. Mal amados são aqueles que não nutrem pelo povo o mais elementar dos sentimentos: O RESPEITO.
Em tempo: VAIAR - verbo. Mostrar com assobios e gritos que uma pessoa ou coisa não esta agradando. (Dicionário Júnior da Língua Portuguesa – Geraldo Mattos – São Paulo: FTD, 1996). Distribuído pelo Ministério da Educação.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sem nenhum respeito, o Lula é um idiota e tornou-se cada vez mais idiota à medida em que o poder lhe subiu aos dois neurônios. EVIDENTEMENTE as vaias foram espontâneas e nada têm a ver com elites, que não vão a com~icios exceto para ficar no palanque.

Fora o que, seria bom ter uma forma de subscrever a esse blog para receber informações sobre atualizações.

Cassio disse...

No caso que você lembrou, quando Mario Covas foi agredido, houve inclusive o "alerta" para não dizer uma convocação do Zé Dirceu para realizar a agressão.
Hoje eles chamam de golpistas quem realiza manifestações pacíficas.
Ah, eu estava na manifestação aqui em Cuiabá. Não falaram isso, mas nós também balançamos notas de reais nos narizes dos que passavam.
Impagável.

Anônimo disse...

Realmente é uma cosia inteligente, bonita e democrática vair, digana de pessoas cultas e honradas, qual o problema? é só vaiar tua mãe, teu pai, teus filhos, teus avós. Se vc acha normal...qual o problema?

Anônimo disse...

O espontânea foi ótimo!, ehehheeh.
Se é espontâneo para que este blog, para que fazer adesivo, fazer cartaz?, para que serveria este blog?
Como é bom vê o desespero da decadência da direita burra deste país.
Ah! como é bom.

Anônimo disse...

Os anônimos acima demonstram bem o nível de inteligência desses petralhas.

Anônimo disse...

Adriana não do Mato Grosso:
O Presidente Lula anunciou investimentos de R$ 345,3 milhões para o Estado do Mato Grosso do Sul, destes R$ 131,6 milhões para Campo Grande, durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Mato Grosso do Sul, nessa terça-feira (31.07). O programa atende ainda aos municípios de Dourados e Corumbá. Com os investimentos que terão também recursos municipais e estaduais, Campo Grande poderá se tornar a primeira capital sem favelas, como enfatizou o presidente em seu pronunciamento.
E a Globo só noticiou as vaias dos gatos pingados e a resposta do Presidente.
Por que, hein?