10 de out. de 2007

Começou Mal

Mais um Ministro do STF deixa o supremo para ingressar na política. Depois que Jobim saiu na esperança de ser candidato a vice de Lula e acabou ministro da Defesa, agora é a vez de Gilmar Mendes.
Conforme o p&p vem noticiando, o Ministro Gilmar, natural de Mato Grosso, parece mesmo estar fazendo uso político do seu cargo. Em setembro ele participou do lançamento de investimentos do grupo Bertin na cidade de Diamantino, onde seu irmão é prefeito pelo PR. Faixas espalhadas na entrada da cidade e os discursos das autoridades revelaram a imprescindível interferência do Ministro na atração do investimento. Acontece que o grupo Bertin tem, pelo menos, dois processos a serem julgados pelo STF, o que acaba colocando o Ministro Gilmar Mendes sob suspeição. (Leia o artigo: O indelicado e o delicado)
O p&p também publicou, em primeira mão, a nota de nome Ligações Perigosas, dando conta de que o Ministro Gilmar, a pedido do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, amanheceu o dia 25 de setembro fazendo ligações aos senadores do PSDB e do DEM pedindo para que aprovassem o nome de Luiz Pagot para a diretoria do DNIT.
Agora o que mais se comenta nos bastidores da política em MT é que o Ministro deixará o Supremo para concorrer ao governo do estado pelo Partido da República com o aval de Blairo Maggi. Nada contra o cidadão Gilmar Mendes ter aspirações políticas, contra pesa apenas a suspeita de que ele está iniciando a sua campanha usando um cargo que teoricamente deve manter o distanciamento da política.
Se isso de fato se concretizar, já começou mal o rapaz.

Nenhum comentário: