9 de out. de 2007

Entregaram a Chave do Cofre aos Ladrõoes

Por Giulio Sanmartini

Manoel Severino dos Santos, filiado ao PT foi um “aparelhado” do grande clero, pois na primeira partilha do butim tocou a ele a presidência de Casa da Moeda.
O seu escândalo veio à luz quando ficou-se sabendo que recebeu 2,676 milhões de reais, entre agosto de 2003 e julho de 2004, das verbas repassadas pelo publicitário Marcos Valério de Souza (valeiroduto). Santos foi o segundo maior destinatário dentro do PT, seu nome começou a ser vinculado ao do empresário Marcos Valério a partir da agenda da secretária Fernanda Karina Somaggio, que registrou encontros dele com o publicitário.
Ele que também é ou era, amigo de Waldomiro Diniz, um dos principais homens de confiança do ministro José Dirceu (Casa Civil) que negociava com bicheiros o favorecimento em concorrências, em troca de propinas e contribuições para campanhas eleitorais e gerou o primeiro grande escândalo do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Mas no dia 3 de agosto de 2005 ele pediu demissão do cargo e o ministro da Fazenda Antonio Palocci aceitou, portanto tudo ficou bem, isto é ele impune e o roubo na Casa da Moeda continuando como se pode ler na reportagem do jornalista Rodrigo Otávio.
O atual presidente José dos Santos Barbosa, que substituiu Manoel Severino é acusado pelo presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Indústria Moedeira e de Similares , Aramis Marques da Cruz, de má gestão: "A nossa desconfiança é que esteja sendo praticado, aliás os indícios nos levam a crer que esteja sendo praticado crime contra o patrimônio público. Questões de fraudes à Lei de Licitações e superfaturamentos".
A Casa da Moeda, uma instituição criada em 1694 além das notas e das moedas que lhe emprestam o nome, o órgão, 100% estatal, produz ainda selos postais, passaportes, títulos do governo, bilhetes magnetizados para transporte público, documentos de identidade e cartões telefônicos.
A acusação é de fraude na licitação para a confecção de cartões telefônicos. O peculato nesse caso é direto, do produtor ao consumidor ladrão.

(*) Foto: Prédio que abrigou, a partir de 1868, a antiga Casa da Moeda, que nele funcionou até 1983. É uma jóia do Estilo Neoclássico da cidade, tendo sido construído depois de 1859, pelos engenheiros Teodoro Antonio de Oliveira e Antonio Francisco Guimarães Pinheiro em pedra gnaisse. Possui um pórtico de acesso que lhe dá uma composição erudita e refinada, apresenta três frontões na mesma fachada, solução que lhe confere uma grandeza e eloqüência palaciana. O prédio foi restaurado e hoje abriga o Arquivo Nacional, que já teve sua sede em um prédio do outro lado da Praça da República (RJ).

Leia a matéria na Tribuna da Imprensa online

Um comentário:

Anônimo disse...

DIGAMOS QUE SEJA ATÉ ILAÇÃO:(algo para voce ir mais a fundo na matéria) coincidências gritantes são as execuções de pessoas de alguma notoriedade em algum fato de origem política ou envolvidas em acontecimentos de interêsses de determinados grupos:ALGO EM COMUM NAS EXECUÇÕES É DE SEMPRE PARECER COMO NÃO QUEIMA DE ARQUIVO, OU SEJA - Alicia-se marginais que estão condenados por séculos e séculos (dentro das prisões) são instruidos a praticarem uma série de assaltos, incluem no pacote a vítima a ser eliminada, caracterizando crime de rotina - ASSIM FOI ELIMINADO: Celso Daniel -Toninho do PT/Campinas - o pai da Karina em Mococa - dois atentados contra o filho de Lula , sendo no segundo mataram um segurança (um aviso para que Lula muchasse a bola) e outros que se voce for verificar as técnicas são sempre semelhantes.