10 de out. de 2007

É Mentiroso ou Incompetente?

Por Giulio Sanmartini

O homo sapiens é o único dos animais ditos superiores, que tem a capacidade de afirmar ser verdadeiro algo que sabe ser falso, ou seja de mentir.
A mentira pode ter diversos objetivos e diversas intensidades, pode-se mentir sobre tudo, até sobre a hora depois de consultar o relógio. Mas existem aquelas perniciosas, que prejudicam outras pessoas, estas são danosas e amorais, ainda mais quando lançadas por aqueles que dentro de suas atividades tem compromissos com a verdade. Por exemplo, quem tem um cargo eletivo, pode até omitir, para não pode dizer mentiras que venham prejudicar os que o elegeram ou a instituição que representa.
Há um exemplo emblemático que levou a renuncia do presidente estadunidense Richard Nixon, o fez pois teria perdido a presidência não pelo que foi feito em Watergate, mas pelo fato de depois ter mentido ao eleitor.
Conto o acima tentando entender o senador Aloizio Mercadante (foto) - PT-SP, na segunda feira passada, depois de uma reunião reservada com o dissidente Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e com José Agripino Maia (RN), líder do DEM, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) assumiu um compromisso com a oposição: disse que conseguirá amealhar na bancada de 12 senadores do PT dez votos a favor da cassação do mandato de Renan Calheiros –o dele e o de outros nove petistas.
Ora, a absolvição de Calheiros e os fatos que aconteceram depois levando o Senado a uma situação de descrédito, desmoralização e enxovalhamento jamais visto na história do Brasil, tem Mercadante como um dos grandes responsáveis por essa situação. Primeiro fazendo campanha pró Renan, depois dizendo esperar que o presidente do Senado renuncia-se após a impunidade e finalmente, num ato totalmente covarde, absteve-se de votar.
Se de fato Mercadante tem 10 votos dos 12 da bancada, por que não os usou para evitar que o Senado entrasse nessa crise, que também afetou a sua credibilidade?
Os antecedentes recomendam ter cuidado com o senador petista. Ou está mentindo, ou fazendo uma bravata, que nessa situação, não deixa de ser uma mentira perniciosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro, Permita uma ousadia: dos seres animados e inanimados, o exclusivo fautor de mentiras, segue rotulado de homem. Mimetismo, camuflagem no ato do homem tem um fim consciente, no mundo do irracional assume o sentido de defesa, sobreviver. A primazia do falso e de mentir recai no homo sapiens - seu texto diz com acerto. Vence a capacidade de afirmar a inverdade em frente ao que sabe falso. Toca ao limite do descontrole mental. Tem a arte de simular (perigosa - representar que existe o inexistente) e dissimular (escamotear o existente). Aquele que se tornou adepto de ser absentista, abster o sentido puro no ato de sua vontade, fazendo uma vez, pode repetir (cesteiro que fez um, faz um cento). Eis o abismo dos conchavos e das promessas imediatas. Resta esperar, o ser racional tem capacidade de revisar e reencontrar o verdadeiro caminho. Excelente tópico!

Anônimo disse...

Giulio, tudo bem?
a mentira é uma das armas do pt, o sr. mercadante está com medo, não esperava aquela reação contrária, quando absteve-se de votar, aqui em SP ele sabe que dificilmente terá os votos que necessita para continuar sendo senador. Aliás, nunca fêz nada a favor do Estado que ele representa.
O único medo dessa gente é perder o poder. Para eles, o povo é somente o povo, o povo que concorda com tudo que eles querem fazer, para benefício próprio.
Abraços
Mi