Muito válida a proposta de Orlando Zaccone, delegado da 52ª delegacia de Nova Iguaçu, também já esteve à frente da Barra da Tijuca e não é sua primeira vez na Baixada Fluminense. Ele é responsável por cursos de alfabetização e debates com os presos da 52ª. Diz o que já estamos cansados de saber, quem é preso na guerra contra o narcotráfico, é o menor, o boi de piranha, por assim dizer.
Conta-nos, também o delegado que a punição é diferente do traficante para o usuário, que o traficante vai para cadeia enquanto o usuário de classe média alta, para clinicas de desintoxicação. É bem verdade que são diferentes, mas, vale lembrar que um só existe pelo outro. O narcotraficante propriamente dito sai pela tangente porque foi informado com antecedência da incursão policial. O tráfico utiliza a miséria para arrebanhar seus funcionários, muitas vezes dentro da própria polícia. Nenhuma novidade até aqui no livro que lança hoje, “Acionistas do Nada – Quem são os traficantes de drogas” que seria um anti “Tropa de Elite”.
Agora dizer que a violência em que vivemos é fantasiosa é um pouco demais, para mim, pelo menos. Mas vamos lá, tentar entender.
Se é a imprensa que aumenta o IBOPE do tráfico e seu poderio armado porque a polícia ainda não conseguiu mostrar isso? Porque as incursões policiais são em sua maior parte desastrosas com danos maiores a população das comunidades do que aos bandidos? Porque não param de ser noticiados policias com dupla jornada, uma na polícia outra no tráfico? Porque estão sendo interrogados de forma tão preocupada os participantes do polêmico “Tropa de Elite”? A população sabe onde lhe aperta os calos, conhecemos de perto as condições do Rio. Seja na Baixada ou na Zona Sul, o carioca sabe o quão real é a violência no Rio. Da mesma forma que vi o filme, lerei o livro na intenção de conseguir responder a estas e outras perguntas. Afinal assim é a democracia, são os dois lados da mesma moeda. Mas não venha agora colocar a culpa da violência na imprensa. Imprensa informa, conta, os fatos são protagonizados, neste caso pela policia e pelo narcotráfico. Isso precisa ficar claro, caso contrário daqui a pouco a culpa da incompetência do governo será também dos jornalistas. Ou quem sabe vivemos em um reality show onde optamos pela truculência, por sermos violentados diariamente em nossos direitos.
(*) foto: capa do livro Acionistas do nada etc...
Leia a matéria na Tribuna da Imprensa online
(*) foto: capa do livro Acionistas do nada etc...
Leia a matéria na Tribuna da Imprensa online
Nenhum comentário:
Postar um comentário