15 de out. de 2007

A palavra é: Pitoresca

Respondendo ao leitor “anônimo” (ai, num guento mais conversar com anônimos, aêê, vamo assiná, pessoal!!!!!!!!!!!) que criticou a nota sobre o homem de 64 anos acusado de violentar sexualmente galinhas, cabras, patos, marrecos, vacas, bezerras e éguas.
A nota “O empata”, diz que a notícia é “pitoresca”, daí escreveu o leitor anônimo:
Proponho uma troca de adjetivos, de pitoresco para triste. Pitoresco, no sentido estrito, significa o que é pictórico, digno de ser reproduzido em tela e, no sentido figurado, significa agradável.
O leitor tem razão, em parte, pois a palavra PITORESCO tem outros significados alem de pictórico, basta uma olhadinha no dicionário, e ele vai encontrar:
Pitoresco
Que chama a atenção pela singularidade; CURIOSO; INUSITADO
De caráter particular e distintivo; CARACTERÍSTICO; TÍPICO
Ou seja, quando se lê: "Esta notícia é pitoresca", pode-se entender: "Esta notícia é INUSITADA", ou "Esta notícia é CURIOSA".

O leitor há de convir que não é todo dia que uma pessoa faz vigília em um curral para atrapalhar o ato sexual entre um homem e uma vaca.

3 comentários:

Unknown disse...

Para acabar com isto é só delir o "anónimo" na escolha da identidade.Os comentários não deveriam ser ocultados pelo anonimato. É só uma opinião.

Anônimo disse...

Adriana, O anonimato traduz uma magia, representa, ainda, a pusilanimidade, a falta de coragem, emblema o teatro, corpo sem face, fica na fronteira do falso, mas decorre exclusivamente do direito que o Blog consagra (viva a liberdade e viva o blog que a preserva). O termo exato para o momento triste e pitoresco do pobre homem bem seria bestialialidade (fazer sexo com animais). Bom conferir esses livros que guardam os termos e os seus significados. Encerra uma anomalia, algo bestial. O termo correto magoa e pitoresco suaviza. Fogem da realidade. Como dizer sem ferir o ferido ser humano que perdeu momentaneamente o perfil racional? Denominar de anomalia, por ser a palavra adequada (pode ser grotesca, para uns, grosseira jamais, simplesmente ao lado do exato). E se a rima fosse mais suave, sem segundo sentido, bem que poderia pegar o pitoresco para nick, mas o texto deste seu leitor fica no limite do original - nunca homenageia a brevidade (brigou com os sinais e fica tudo longo). Virei plantonista; que maravilha, pude rever outra madrugada.

ma gu disse...

Alô, Adriana.

Não pretendo criar aqui uma celeuma. Acho que todos sabem que anônimo, para mim, é uma excrescência. Entretanto, há que suavizar o golpe. Pois há anônimos e anônimos. A grande maioria deles se esconde atrás do título para poder ser, crua e verdadeiramente, inoportuno, critico mordaz, até ofensivo. Não é o caso deste. Sua escrita escorreita, seu lirismo, transforma em prazer ler suas intervenções, muito benvindas aqui, neste pequeno remanso criado pela Adriana num assunto tão estéril. Não sou portador de percepção extra-sensorial, talvez um pequeno alongamento nas antenas, como já disse ao Ralph. Penso que é o mesmo que me elogiou, porque, perdão pela comparação, conhece-se o cavalo pelos dentes. Haveria de ter outra comparação mais suave mas, que não ocorre agora. Talvez um registro em https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR
sem permissão de divulgação de perfil, com um nickname tipo 'anónimo', na grafia da língua-mãe, ou algo mais crú, como STALIN.
Independentemente de nick, continue nos dando o prazer de lê-lo.