30 de out. de 2007

Sarna Demodécica

Por Fabiana Sanmartini

Sarna demodécica é uma parasitose, ou seja, doença causada por ectoparasitos, que são os parasitos que vivem na superfície do hospedeiro, neste caso a pele. Ela é causada por um ácaro, Demodex, que faz parte da fauna normalmente encontrada sob a pele dos animais.
Tem variantes caninos, felinos, e ainda acomete hamsters e coelhos e também humanos. Calma, você não pega do seu animal, são espécies diferentes do mesmo agente. A demodécica é também conhecida como sarna vermelha, sarna folicular, sarna negra e nos casos agudos, lepra canina. O Demodex, que é encontrado nas glândulas sebáceas e nos folículos pilosos (onde nasce o pelo) só torna-se ativa por baixa resistência, esta pode vir de stress, ausência do dono, carrapatos, pulgas, alergias (principalmente as causadas por cimento nas obras) além da amamentação. O tratamento é simples, mas precisa ser constante, feito corretamente até o final e fica ainda mais fácil quando diagnosticado precocemente. O diagnóstico além de sintomático (coceira, falha de pelo ao redor da lesão, muito mau cheiro, pele grossa e enrugada, às vezes sangramentos) e ainda por raspagem da pele lesionada que é enviada para exames laboratoriais.
O importante é saber que todas estas causas funcionam como o início da doença, mas o animal que desenvolve a demoticose já possui uma deficiência individual na pele, por isso se diz que é uma doença hereditária, não que o ácaro passe de mãe para filho, mas a pré-disposição em ter a doença. Provavelmente se seu animal já apresentou este tipo de sarna em mais de 20% do corpo, você deve ficar atento e seguir a risca as instruções do seu veterinário. A dermoticose normalmente começa pelas patas e em redor do focinho. Você também deve castrá-lo, evitando a propagação da deficiência. Existem no mercado diversas drogas que tratam com sucesso a doença, medicações locais, orais, injetáveis, tópicas, até coleiras. O que vai determinar o tratamento é o avanço da doença. Ela normalmente vem seguida de muita coceira, falta de apetite e desvio de temperamento. No caso específico dos Galgos, Sheepdogs, Collies, ou seja, os “bicudos” o tratamento é diferenciado uma vez que a droga usada no tratamento é extremamente tóxica para eles. O importante é sua colaboração no tratamento, lembrando que o stress sempre age como fator de baixa de imunidade. Então dê a seu animal uma vida tranqüila, leve-o sempre que possível para uma voltinha, ainda que seja só até a esquina. Na maior parte das vezes temos uma rotina intensa e o que sobra é apenas pouco tempo, mais lembre-se que animais são como crianças, não importa a quantidade de tempo que temos com eles e sim a qualidade .
(*) Foto: Old English Sheepdog

Nenhum comentário: