24 de out. de 2007

Ética

Por Laurence Bittencourt Leite, jornalista

O que é a ética? Eis ai uma questão problemática pelo relativismo do mundo social e humano. Não é do mundo atual, mas do mundo humano, desde que o mundo é mundo. O conceito de verdade, parece, a muito foi abolida como critério de ética, pelo seu relativismo. Será? Talvez uma boa medida para a palavra ética fosse o conceito de verdade. Mas as pessoas querem a verdade? E o que seria a verdade? No campo da política, por exemplo, o que seria a verdade?
O comum nesse mundo, chamado de política, a verdade é rigorosamente algo pessoal. E se alguém se arvora a tentar demonstrar uma verdade, recebe o silêncio como resposta, tido o silêncio, como algo “sábio” e correto. A questão que veria logo em seguida seria questionar a palavra “correto”. Como correto? Se o que esse “alguém” disse, pelo menos para ele era tido como verdade, como o silêncio de alguém pode ser agora o “correto?”. Pode ser o correto, mas não ser a verdade. Nesse caso, ampliou-se o problema. Ou faz parte do relativismo?
Vamos levar em consideração que ético seja o respeito a lei. Ai então o problema é ainda mais grave. Se alguém roubou sua galinha, essa pessoa que roubou certamente não está sendo ético. Ou está? Mas se a lei diz que é errado roubar, quem roubou está errado? Claro. Como pena pelo não seguimento ético, pelo não cumprimento da lei, seria a reclusão, o afastamento da sociedade. Isso seria o ético? Do ponto de vista dessa “ética” sim. A reclusão e o não convívio social seria o certo, e o “correto”.
Vamos imaginar que alguém agora roube seu dinheiro. Estaria essa pessoa sendo ético ao roubar o seu dinheiro? E se alguém desvia o seu dinheiro, estaria sendo ético? Agora vamos imaginar que alguém, de acordo com a lei vigente, seja nomeado, para cuidar do seu dinheiro, como por exemplo, um Banco onde você guarda suas economias. Todo Banco para existir ele recebe uma concessão dos governos. Isso é ético? Ou então, agora imagine um determinado agente público, que é escolhido para cuidar do seu dinheiro. O que ele deve fazer com o seu dinheiro? Aplicar? Simplesmente guardar? Aumentar o seu dinheiro? Ou desviar para ele próprio o seu dinheiro? Se ele desviar ou roubar o seu dinheiro, ou o dinheiro seu e dos outros, isso seria ético? O que fazer com essa pessoa? Se ele der seu dinheiro para outra pessoa, por exemplo, para um comerciante, isso seria ético? Ou seria ético se ele der para uma pessoa sem dinheiro? Nesse caso seria ético?
Suponhamos agora que você tenha guardado “x” em dinheiro, e depois de um certo tempo, resolva comprar um imóvel para você? Essa compra é ética? Agora imagine que você comprou, mas alguém vem e “toma” seu imóvel. Quem tomou o seu imóvel, está sendo ético? Com quem está a verdade?
Diante disso tudo, ou pelo menos, do que eu falei até o momento, se deve ir contra a natureza das coisas, ou se rebelar contra o que você acha certo ou errado? O estoicismo (a aceitação e renuncia) é o certo? Seria o ético, e o desejável? Ou ao contrario, imagine alguém que nasça em outro país, e resolva depois de uma viagem de passeio, trazer uma parte do seu dinheiro e abrir um novo negócio, nessa terra que não é a sua de origem. Isso é ético da parte dele? Ou não seria ético?
Agora imagine os sujeitos que tomavam conta e criavam rebanhos, os pastores antigos que criavam cordeiros, ovelhas. É ético fazer isso? E quando eles matam um desses carneiros para devorar, para saciar a fome da família, isso é ser ético? Ou ele estaria errado? Ético é ser carnívoro, ou ser vegetariano? E esse franguinho que você está almoçando agora, é ético de sua parte? Ser ético é aceitar que matem a ave e você possa devorá-la? E se ser ético for o respeito a lei, a pessoa que “toma droga”, que fuma maconha estaria não sendo ético? Deve-se obedecer a lei, ou depende dela me atingir nos meus desejos? Ai eu concordo ou discordo? Obedeço ou não? Se mexe com seu prazer pessoal, você fica contra a ética e a lei? Ou não?
A vingança é ética? E a pena de morte? É ético ser contra, ou ser a favor da pena de morte? É ético você fazer crítica, ou ético é você amar a todos indiscriminadamente, e se alguém te ofendeu a face você deve oferecer a outra? A ética é algo pessoal ou coletivo e deve servir e ser seguida por todos? Seu gesto serve para todos? Ou deve ser apenas seu? Você deve aceitar a maioria, ou deve seguir sua consciência? Ser maioria é ser ético? Ou aceitar minoria é que é ser ético? Você deve silenciar diante do meu artigo e isso é ser ético, ou não? É absurdo isso que estou falando ou é apenas uma possibilidade? Eu devo silenciar ao que estou dizendo ou silenciar é ser covarde?

Nenhum comentário: