3 de nov. de 2007

A "evolução" do ensino no Brasil

Por Fritz Utzeri(foto) em seu site Montbläat - ano IV n° 262

UMA BREVE HISTÓRIA QUE CONTA MUITA COISA

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro: R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( ).
5. Ensino de matemática em 2000: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
6. Ensino de matemática em 2007: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você sabe ler, coloque um X no R$ 20,00. O lucro é R$20,00 ( ).

3 comentários:

Ralph J. Hofmann disse...

Ha ainda outras coisas:

Se o preço em 1950 era 100 e o custo era 80 reais em 1950, a matemática agora (2007) é outra.

Preço 100
Custo 60
Impostos 32
Lucro 8

Em 1975 ningiém implantava uma indústria para ganhar menos de 25%

ma gu disse...

Alô, Giulio.

O autor esqueceu-se de colocar, no item 6, o final:
"Quem acertar pode passar na secretaria e pegar o tiquete da bolsa..."

Abreu disse...

Atendo-me exclusivamente ao enunciado do post que indica a depreciação do ensino nas escolas públicas, "apresento-me" como "testemunha viva, ocular e presencial" dessa triste realidade.

Nos anos setenta — mais precisamente em 1972 —, após concluir o ciclo primário, eu iniciava o ciclo secundário ("ginásio") - que recém deixara de ser dividido em ciclos, passando a ser seriado em oito anos contínuos (da 1ª até a 8ª série). Ainda havia algo parecido com um vestibular para os alunos que terminassem os primeiros quatro anos do ensino primário pudessem ingressar nas escolas estaduais que oferecessem os mais destacados cursos de ginásio.

Até essa fase, tive a sorte de freqüentar ótima escola pública, com excelentes professores. Quando ascendi ao curso colegial, observei abrupta e inaceitável queda da qualidade do ensino, com a chegada de professores inexperientes e sem qualidade (verdadeiramente desqualificados) — que além de desmotivar, deixavam os "antigos de casa" totalmente chocados. Claro que (aplaudido pelos antigos mestres) mudei de escola, passando a estudar em colégio particular (na época, isto ainda era um insulto!).

Eu notei a queda de qualidade participando dela.

Nenhum dos meus filhos jamais estudou em escola pública. Mesmo assim — e por "melhores" e mais caras que sejam as escolas particulares que freqüentam, não raro temos que chamar a atenção dos coordenadores/orientadores/professores e direção pelos constantes equívocos das mais diversas naturezas sobre o "ensino" que ministram.

Lamentavelmente, o enunciado do post reflete uma realidade que "parece" ser proposital, no sentido de criar verdadeiros asnos [não confundir com verdadeiros "az" (no plural)] no ensino!

"Isso aí" revela método.

Sds.,