12 de nov. de 2007

Indignação

Por Fabiana Sanmartini

Tudo bem que você prefira Picasso e eu o ache um chato e prefira Monet. Se você ouve Bethovem e eu Bach. Arte é arte e a vida é sublime! Betinho quis protestar contra a fome e criou a “Ação da cidadania contra a fome, a miséria e pela vida”. Agora dizer que arte é deixar sem água e comida um cachorro e expô-lo na Bienal sob o olhar dos passantes... Não é arte... É crueldade, tortura.
Assim fez o dito artista Guilhermo Habacuc Vargas, que sobre o animal faminto colocou legendas em ração colorida! Como nada foi feito pelo governo de Costa Rica? E as associações de proteção animal soltas pelo mundo que tanto clamam pelo fim da crueldade, não viram? Estavam as portas de algum laboratório pedindo o fim das pesquisas com animais? Porque na realidade precisa haver um consenso entre as instituições que desejam acabar com a crueldade EFETIVAMENTE. Maus tratos dentro da casa dos próprios proprietários, rinhas, farra do boi que vem disfarçada de preservação da cultura, circos e a lista é inumerável. Mas vale a ação de quem alimenta um ser que seja humano ou animal. Se você fizer por um, seu vizinho por outro, eu por outro... Vai dar certo! É bem verdade que não dará ibope e ninguém sairá como herói... Mas a intenção não era alimentar? Ainda dá tempo de haver mobilizações contra a presença deste assassino na Bienal de Honduras que ocorrerá em 2008, porque a organização da que ocorreu na Costa Rica foi conivente, bem como todos que passaram pelos salões da mostra e nada fizeram também são cúmplices. É inacreditável que ninguém tenha procurado a organização do evento.
Habacuc não protestou contra a fome, esta continua sendo parceira inseparável da miséria. Quando ocorreu no Rio de Janeiro, no Rio Centro, a Exposição Mundial de Cães (aquela onde são escolhidos os melhores de cada raça) se não me engano em 2004, estávamos sob um calor indescritível e por conta disto os cães vindos de lugares mais frios como, por exemplo, o Canadá tiveram problemas. Alguns chegaram mesmo a morrer de calor apesar do socorro desesperado de seus proprietários. Como protesto contra a organização que não previu nas acomodações as mudanças de temperatura dos competidores, o dono entrou na pista de exposição para a apresentação de seu cão (morto de calor) com a guia vazia numa representação cheia de mímicas e emoção. Então vamos deixar claro algumas coisas, se fizer promessa pague você, se for fazer dieta não obrigue os outros a acompanharem, caso queira protestar use sua inteligência, criatividade e seu próprio corpo, se quiser. A vida tem de ser respeitada em toda sua amplitude.

3 comentários:

Ralph J. Hofmann disse...

Fabiana

Uns trinta anos atrás numa feira internacional em Toronto havia um stand de uma das fábricas brasileiras de chuveiro elétrico.
Passou por ali um engenhaeiro do Bureau of Standards. Observou o chuveiro e a maquete do mesmo. Saiu dali e voltou com uma ordem embargando o stand, que só foilibverado sob condição de não ligar os chuveiros que ele considerava perigosíssimos.
Aliás anos antes um engenheiro da CEEE (geradora de energia do RS) me dissera a mesma coisa.
A comparaçãcom a exposição com o cachorro é válida.
Ha leis contra manter um cão sem comida e água. Os protetores de animais poderiam e deveriam ter feito respeitar esta lei. E o Sr, Habacuc seria enquadrado em crime.

Em tempo, Devido à ação do agente da Canadian Standards os fabricantes brasileiros de chuveiros revisaram todos os seus conceitos e passaram a fabricar dentro de normas internacionais.

Ralph

Anônimo disse...

O ser humano evolui, inclusive as suas bizarrices. Por que o imbecíl não choca as pessoas através de grandes fotos? nãoooo, o "ser" humano resolveu inovar.


"A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade (o mais radical, num nível tão profundo que escapa ao nosso olhar) são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais. é aí que se produz o maior desvio do homem, derrota fundamental da qual decorrem todas as outras." - Milan Kundera

Anônimo disse...

Gente, como isso????
Como fazer para protestar?
Está em esposição? Onde é, exatamente? Vou escrever para a WSPA...

Em tempo: assinem o abaixo assinado pela declaração universal dos direitos dos animais:

www.animalsmatter.org/brasil