O jornalista e escritor Edvaldo Moreira Martins está preso na Cadeia Pública de Nova Xavantina-MT desde o dia 23/11/2007.
Seu crime: o jornalista ser o principal suspeito de ser o mentor intelectual, criador e mantenedor do blog BNX, conhecido popularmente por "LINGUARUDO", onde diariamente, são publicadas charges de autoridades e personalidades importantes da comunidade xavantinense.
O tal blog virou moda e é o mais acessado pela população local exatamente por ter além de notícias locais e comentários políticos, charges das personalidades e autoridades locais.
Segundo o advogado, o jornalista passou a ser o principal suspeito por:
1) Por ser uma pessoa que possui capacidade intelectual para criar o blog, ou seja, é tido e visto como uma pessoa inteligente;
2) Por ser uma pessoa bem informada, pois, além de já ter ocupada uma cadeira de vereador em Xavantina, assumiu, interinamente, o cargo de prefeito municipal de Nova Xavantina-MT;
3) Por escritor/jornalista e ter um jornal impresso na cidade, que, além de trazer notícias diversas, expõe a sua opinião sobre a política local, e,
4) porque o seu retorno ao Brasil, coincidiu com a popularização do blog".
Edivaldo nega ser o tal "linguarudo" e, para demonstrar sua insatisfação e num gesto de desespero, está em greve de fome desde o momento de sua prisão afirmando que só irá se alimentar quando deixar a prisão. O advogado protocolizou pedido de revogação da prisão preventiva no dia 24, porém, o processo está parado no Ministério Público aguardando parecer do Promotor de Justiça.
(recebi esta notícia de uma leitora, se alguém tiver mais informações sobre o caso, por favor, envie ao prosa e política)
ATUALIZAÇÃO: o leitor Roberto Dias do site ClickMT comentou que é possívelvisualizar o Blog Linguarudo", que foi retirado do ar, mas ficou armazenado em cache no google. Para isso, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário