28 de nov. de 2007

O outro piscou

Por Ralph J. Hofmann

Povo do Brasil! Antes que seja tarde demais! Antes que vire outro factóide! Antes que caia no esquecimento!
Lula piscou. Admitiu. Abriu uma porta.
Declarou que não adianta os diplomas do FHC. O que importa é que ele Lula sabe governar. Cáspite! Homessa! (exclamações de gibis da década de 50). Caramba, carajos!
Que coragem!
Ao dizer que sabe governar, claramente, qualquer quartanista de psicologia identifica o fato de que expôs sua crença mais recôndita. Lula sabe que não sabe governar. Sabe que FHC soube governar. E Lula ainda admite com essa declaração que não intenção de sua equipe governar.
Ficou tudo às claras,
O Lula tem um projeto de desgoverno. Não de governo. E praticamente fez uma profissão pública de fé.
Ou então Lula está comprovadamente pirado. E se está pirado não poderia ficar na presidência. Ou Pode? Será que os Pais da Constituição, esses tomadores de champanha e caviar previram um presidente pancada?
Ou a minha definição de governar é errada?
Dever ser isto. Governar é dar o peixe sem ensinar a pescar.
Se o teu inimigo te bate mostra lhe a outra face. (Êpa! Isso não é governo. É religião. Substitua por “Se o Evo te bate chuta êle no culhão. Você Governa Você Pode!” )
Governar significa que se o vizinho ocupa tua sala de estar vestindo um pijama vermelho e uma boina, chama teu mordomo, dá descompostura porque o champanhe está morno. Pergunta se pode dar uma bimbada com a tua secretária, você acha linda esta informalidade.
Governar, significa que você ainda percebeu que o fôlego do país está acabando. Você acha que serão eternos. Você eliminará quem disser que vamos ter daqui para adiante freqüentemente déficits de conta corrente.
Falando francamente, sem chacota, desviando o caminho e caindo na seriedade. FHC pode não ter sido um presidente bom. Mas de certa forma foi o melhor presidente depois de Castelo Branco. Poderia ter sido o melhor depois de Geisel, mas Geisel enfrentou a crise do petróleo da maneira errada.
E Lula? Creio está sendo melhor que Sarney/Collor.

Um comentário:

PapoLivre disse...

Deus cansou de ser brasileiro e abdicou. Agora aqui é o reino do Satanás Papagaio. Comeu comigo ninguém pode quando era guri, Ralph não desperdice teu conhecimento. Respeita o berço esplendido no qual dorminos e dormiremos eternamente. Fique com a Smith Vasconcellos: relaxe e goze!!!