Por Giulio Sanmartini
Certamente Lula não lê jornais, não vê tele-jornais e, entre os inúmeros, inúteis e regiamente pagos assessores, não há um que seja para explicar-lhe a diferença entre presidencialismo e parlamentarismo.

O mais certo é que esteja se fazendo de estúpido quando, com ironia grossa, digna da botequim em São Bernardo, fez questão de enviar telegrama de cumprimentos ao primeiro-ministro da Dinamarca, Anders Fogh Rasmussen, cujo partido venceu as eleições parlamentares do último dia 13 e por isso ele chefiará o governo pela terceira vez consecutiva. A mensagem deve ser ridicularizada pelos destinatários, porque nela Lula afirma: "Sei que se trata da terceira vez que o povo dinamarquês confia a Vossa Excelência a elevada tarefa de conduzir o Governo da Dinamarca". O que Lula não sabe ou finge não saber é que o dinamarquês não elegeu Rasmussen, mas, sim, o seu partido - e, no parlamentarismo, chefia o governo o líder do partido que sai majoritário das urnas.
O presidente pode, como um mentecapto, fazer sua campanha para o terceiro mandato, mas poupando o povo esclarecido de suas besteiras.
Quem diz besteiras é uma besta, portanto fica fácil avaliar a qualidade da pessoa está governando o país.
Texto de apoio: Cláudio Humberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário