30 de nov. de 2007

Tem a do menino argentino

Por Ralph J. Hofmann

O menino argentino chegou ao pai e disse: “Papa, quando eu crescer quero ser exatamente como tu”; ao que o pai muito orgulhoso e querendo mais confete perguntou: “E por que meu filho?” e o menino: “Para poder se o orgulhoso pai de um filho perfeito como eu”.
Deram-se conta? Lembram quem diz estas coisas? Repararam em quem sempre beneficia os argentinos nas disputas?
Claro! Estão chegando lá:
- Nunca nestepaiz?
- Ele tem escolaridade mas eu é que sei governar?
- Estamos atingindo quase a perfeição.
É ele mesmo, “the one and only”. Lulapurú! O Seresteiro cantador de seu sertão!
Pena que só nos demos conta disto ontem. Lula é claramente um caso de argentino deslocado. Culpa da cegonha. Mas que cegonha hem! Confundir La Boca com Garanhuns.
E não sei se repararam, o Lula tem qualquer coisa de sanfoneiro argentino. Olhem pra ele. É o próprio Milongueiro.
Mas tem um problema sério.
Repararam que se tivermos qualquer pendenga com um país que fale castelhano o Lula sempre dá preferência ao vizinho. É lealdade aos seus ou é bravata?
Os mexicanos costumam achar que perderam a Alta Califórnia porque os americanos a tomaram. Não é não. Os milongueiros californianos, mexicanos de boa família conhecidos por “californios” gostavam de ostentar. Se queriam uma sela nova com prataria, ou se queria oferecer um fandango (bailão) aos vizinhos, não se intimidava pela falta de dinheiro na hora, Empenhavam algumas terras. O caçador de peles americano com o dinheiro da sua exportação de peles de castor para a China bancava. E o califórnio esquecia de pagar. Em trinta anos entre casamentos com as irmãs dos californios, e promissórias vencidas a terra era dos americanos.
O que me preocupa, Lula sendo uma espécie de milongueiro califórnio, é onde está a parte das festas, dos fandangos, do divertimento dos peões da fazenda (nós que pagamos impostos). Ao menos os californios garantiam festa para todos. Aqui a coisa é mais argentina mesmo. A festa é para poucos. Ou porcos.

3 comentários:

ma gu disse...

Alô, Ralph.

Parece que o peripaque deu um novo gás aos seus neurônios. Parabéns.

Ralph J. Hofmann disse...

hehehe!

roberto leite disse...

O Lula somente errou uma única vez em sua vida:
Foi quando pensou que estava errado e estava certo!!!!
É mole?